Search

Pelo estado: ataques, violência, desrespeito e polarização

O que aconteceu com as boas campanhas, os bons políticos e, pior, o que acontece com os eleitores de hoje? Parece que, na política, vivemos um retrocesso nunca visto antes, com gente, literalmente, comprando briga, inflamando essa polarização que existe desde sempre, mas que nos últimos anos vem se transformando em atos de violência, provocadas por mentiras espalhadas sem o menor escrúpulo por pessoas que querem a vitória por uma questão de honra e querem também se apropriar da máquina pública por questões financeiras.

 

No último final de semana, um show de barbaridades norteou as campanhas políticas no país. Em São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante um debate, após provocação do coach. Marçal fraturou a costela e o dedo.

 

Numa realidade mais próxima, aqui mesmo em Santa Catarina, o candidato à prefeitura de São José,Antônio Luiz Battisti (PT) foi surpreendido no sábado, 14, com disparos de arma de fogo bem próximo à sua casa. À polícia, ele contou que ouviu o barulho e logo saiu para ver o que estava acontecendo, foi quando encontrou as munições no chão. Ele também declarou que vinha sendo seguido por um motociclista desconhecido há algum tempo, dando a entender que aquilo seriam “ameaças” de cunho político. A polícia está investigando o caso.

 

Fora tudo isso, a Justiça Eleitoral, somente no nosso Estado, recebeu mais de 1,2 mil  denúncias de propaganda eleitoral irregular. Ou seja, candidatos não respeitam as regras e nem se respeitam. Esperar o que de gente que se comporta dessa forma?

 

 

Embaixador honorário

O governador Jorginho Mello concedeu nesta segunda-feira,16, o título de embaixador honorário de Santa Catarina para a Catalunha, comunidade autônoma situada na Espanha, ao engenheiro e pesquisador Josep Miquel Piqué Huerta. Huerta é uma referência em ecossistemas de inovação para o desenvolvimento de territórios. O secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, e o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, acompanharam a nomeação na Casa d’Agronômica.

 

O estabelecimento de um representante formal de Santa Catarina na Catalunha tem a finalidade de fortalecer as relações comerciais com atração de investimentos, parcerias e cooperações em tecnologia, inovação, economia do conhecimento, turismo. Também vai auxiliar na chamada economia azul, relacionada ao mar e ao desenvolvimento sustentável de recursos costeiros.

 

 

Decisão adiada

 

Na última semana, o julgamento que decidiria o destino dos presos da Operação Caronte, entre eles o prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro (PSD), foi novamente adiado. O desembargador Zoldan da Veiga, que havia feito pedido de vista no primeiro julgamento, fez o mesmo pedido novamente e acabou deixando a decisão para o próximo dia 19. Até lá, todos continuam presos.

 

 

Pavan na frente

 

Juliana Pavan (PSD) está na frente na corrida pela prefeitura de Balneário Camboriú. A filha de Leonel Pavan, segundo pesquisas, tem uma vantagem de quase 12 pontos em relação ao segundo colocado, Peeter Grando (PL), candidato apoiado pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL). Vamos ver se o cenário muda nos próximos dias, com a vida de Jair Bolsonaro para prestar, pessoalmente, seu apoio a Grando e Oliveira.

 

 

Luto

 

Faleceu neste domingo, 15, o ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e da Academia Catarinense de Letras, Salomão Ribas Júnior. Durante 50 anos, ele teve forte atuação na política e imprensa catarinense.

 

Natural de Caçador, Meio-Oeste do Estado, Salomão era advogado, radialista e jornalista.

 

O TCE/SC e a Acaert emitiram nota lamentando a perca.

 

 

Mais Médicos em SC

 

A Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catarina promoveu, na última semana, o acolhimento de 155 novos médicos em Santa Catarina e gestores do Programa Mais Médicos (PMM) que vão trabalhar em todas as regiões catarinenses. O Programa Mais Médicos em Santa Catarina possui, atualmente, 923 profissionais em 230 municípios catarinenses e está presente em todas as 16 Regiões de Saúde e em um Distrito Sanitário Especial Indígena. No último ano, Santa Catarina registrou crescimento expressivo, de 206,67%, no número de profissionais em atividade no programa, o maior aumento percentual de todo o país.

 

 

Incentivo

 

Nesta segunda,16, e terça-feira, 17, o Governo de Santa Catarina realiza a apresentação de programas de incentivo para empresas catarinenses do oeste do estado, nas cidades de Pinhalzinho, Chapecó e Joaçaba. Nas reuniões, serão detalhados os programas de incentivo oferecidos pelo Governo do Estado, como programas de postergação de impostos, linhas de crédito e estímulo a investimentos e geração de empregos.