Search

Garcia prega equilíbrio na composição para as eleições de Meleiro

Quem movimentou a noite de sexta-feira (12) em Meleiro foi o Partido Social Democrático (PSD), que reuniu seus pré-candidatos para apresentar seu mais novo filiado, o vice-prefeito municipal Pedro Luiz Schuvartz, o Cotoco, que deixou o PL.

Agora o PSD conta com vice-prefeito e ainda com o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Simoni de Oliveira.

O presidente municipal Everaldo Martins, o Beno, ao lado do pré-candidato a prefeito Márcio Fermo, e do deputado estadual Júlio Garcia, apresentou uma nominata com partido que já tem 12 a 13 nomes: Silvana, Auelica, Gabriele Fermo, Camila, Elen, Dado, Adicione, Samaroni Schuvartz, Agenor (Noia), Mário, Antônio, Irio e o Joélcio Fernandes (suplente de vereador). Uma curiosidade no time do PSD é que uma pré-candidata, Gabriele, é deficiente visual.

 

As falas certeiras do líder

Júlio Garcia lembrou em seu discurso que mesmo antes de ter o prefeito ou vice, com apenas um vereador na Câmara, o PSD foi um partido que entregou mais de R$ 5 milhões ao município comandado pelo PL. Uma alusão ao fato de agora ter recebido a filiação do vice-prefeito.

Falou da necessidade de unidade do partido, da necessidade de acabar com este discurso de polarização.

Em discurso voltado ao centro pregou o equilíbrio contra o radicalismo político.

“A política só faz sentido se for para melhorar a vida das pessoas”, disse em um outro trecho.

Sobre a composição política disse que não pode haver imposição, que o partido tem capacidade de ter chapa pura, mas, também pode ser vice, ou se for melhor para Meleiro até apoiar um projeto vitorioso.

 

Ofício entregue

Após a fala de Antônio Simoni, Cotoro e Márcio Fermo, e do deputado, Beno aproveitou o momento para entregar um pedido de recursos do gabinete do deputado Júlio Garcia no valor de R$2 milhões para pavimentação da comunidade Boca do Pique. O parlamentar confirmou que irá mandar emenda impositiva com metade do valor neste ano e metade em 2025.

 

Pré-candidato do PL no evento

A convite do PSD o vereador e pré-candidato a prefeito Anderson Scarduelli, o Nininho, compareceu na hora do jantar e foi muito recebido pelas lideranças. Nininho, que já foi do PFL e Democratas no passado, foi indicado pelo prefeito Eder Mattos (PL) como seu sucessor.

Ele trabalha na articulação para fazer uma composição robusta para as eleições. O PL conversa com MDB e PSD, e já tem algumas tratativas com o Progressistas da ala de Jonnei Zanette.

Scarduelli deixou claro que pode ser tanto candidato a prefeito como a vice, como apenas apoiar o grupo.

O fato é que PSDB e PDT já firmaram acordo para apoiar Rogildo Bordignon (PSDB) e que o ex prefeito Vitor Hugo Coral (PP) também tenta articular uma composição, levando o cenário para a possibilidade de haver até três chapas nas eleições deste ano. Uma com PL, PSD e MDB; outra do PP; e uma terceira PSDB/PDT.

 

Criciúma é do Salvaro

A coluna perguntou ao deputado Júlio quem, em sua opinião, seria prefeito de Criciúma em 2025. Ele cravou sem pestanejar que será “quem o Salvaro (Clésio) indicar”, numa referência ao vereador Arleu da Silveira, que também deixou nesta sexta-feira (12) a Secretaria de Governo para ser o pré-candidato a prefeito indicado pelo atual prefeito de Criciúma. Clésio Salvaro, não só afirmou que apoia Arleu como também disse qu irá mergulhar de cabeça em sua campanha porque tem gratidão pelo que o vereador o ajudou durante seus mandatos na gestão da capital do carvão.