Unidade de Ensino do IMAS visa formação de profissionais com perfil técnico e humanista suprindo uma demanda no mercado de trabalho
Já imaginou fazer um curso técnico de enfermagem e ter a possibilidade de atuar em uma unidade do Instituto Maria Schmitt? Esse é um dos grandes diferenciais do Centro Integrado de Ensino Joana Schmitt, unidade IMAS, que apresenta metodologia diferenciada com aulas práticas desde a primeira fase no seu curso Técnico de Enfermagem que está com matrículas abertas para 3ª turma.
A proposta inovadora do CIE Joana Schmitt partiu da crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados e aptos para a rotina nos diversos setores da saúde. Com muitas ofertas para essa área, a unidade de Ensino do IMAS traz a formação técnica no intuito de formar profissionais altamente capacitados, através de uma metodologia baseada em inovação, tecnologia e solução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de uma saúde pública de qualidade e humanizada – marca registrada do IMAS. Além disso, o IMAS, que administra mais de 40 unidades de saúde em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, oportuniza ao aluno atuar nesses múltiplos espaços para experiências práticas na área de saúde e posteriormente de forma efetiva.
O curso ressalta também a grande premissa do Instituto Maria Schmitt: o atendimento acolhedor. Para a Diretora Geral do Hospital Dom Joaquim e coordenadora do curso, a enfermeira de carreira Mariele Dassoler, a formação no curso permite ao profissional uma visão mais técnica e profunda do significado do tratar e acolher:
“A humanização é o grande diferencial na Enfermagem. O paciente é sempre o amor de alguma pessoa, e deve ser tratado com muito carinho e respeito”, destacou.
Com duração de dois anos, o curso do Centro Integrado de Ensino Joana Schmitt – que é autorizado pelo MEC – acontece de segunda a sexta, sempre no período noturno, na E.E.B.M. Professora Nair Alves Bratti, no centro de Sombrio. O local conta com uma infraestrutura completa, com laboratórios de anatomia, informática e biblioteca.
De acordo com o Diretor de Ensino do CIE Joana Schmitt, Suenoni Paladini, o grande diferencial é a metodologia imersiva que une teoria e prática desde o primeiro semestre.
“As aulas são desenvolvidas com base em situações-problema, em que os alunos têm uma aula teórica em sala de aula, seguido de vivências em situações reais relacionadas ao que acabaram de aprender na teoria junto a profissionais qualificados dentro do ambiente hospitalar”, explicou o Diretor.