Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado na última semana na Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José, contou com a presença da equipe da ADEAR (Associação dos Deficientes Físicos de Araranguá).
O tema central debatido, foi o cenário atual e o futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo.
O objetivo foi debater as políticas públicas e garantir oportunidades iguais para todos os quase 7% de catarinenses que possuem algum tipo de deficiência, conforme o censo do IBGE de 2022.
Conforme a secretária adjunta da pasta, Luciane dos Passos, Santa Catarina foi o estado que mais realizou conferências municipais e regionais, sendo 42 ao todo.
Os participantes trataram assuntos como: as estratégias para aprimorar a participação das pessoas com deficiência, a garantia do acesso às políticas públicas, avaliação biopsicossocial unificada, o financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania, acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
Fonte: Agência de Notícias (SECOM), Estado de Santa Catarina.