Passageiro que escolhe esse assento pode ter que operar a porta em uma situação de alto risco, além de ajudar outros passageiros. Avião da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes pegou fogo após bater em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão.
Informações de Anaísa Catucci, g1
Um avião da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes pegou fogo após bater em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão na pista do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira (2). Todas as pessoas a bordo da aeronave, entre elas oito crianças, foram retiradas a tempo graças ao uso dos procedimentos de saída de emergência.
Segundo nota da Japan Airlines, todos os passageiros e tripulantes evacuaram do avião por três saídas de emergência.
Na aeronave da Guarda Costeira do Japão, cinco dos seis tripulantes morreram no choque. A Guarda Costeira japonesa disse que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave.
Esse caso é um exemplo de como é importante a decisão de comprar a passagem aérea nas cadeiras vinculadas à saída de emergência. Os passageiros que vão embarcar nessas fileiras precisam obedecer a algumas regras e ter idade específica para ocupar as poltronas.
Além disso, caso não tenham capacidade para abrir a porta, eles podem ter que ser chamado pelos comissários para trocar de lugar.
1. Quais são as exigências para sentar perto da saída de emergência?
- Ter mais de 15 e menos de 60 anos;
- Não ser gestante, nem ser responsável por crianças;
- Não ser uma pessoa com deficiência física (permanente ou temporária), nem acompanhar pessoas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção;
- Ter condições visuais e auditivas para saber o melhor momento de abrir a saída de emergência;
- Ter força para manusear a porta (algumas podem ter até 18 quilos);
- Saber ler e compreender instruções no idioma da tripulação;
- Conseguir se comunicar com outros passageiros.
Se o passageiro não cumprir as exigências e comprar um assento próximo à saída de emergência, o comissário será responsável para fazer a troca por um cliente que atenda às regras.