Search

Chapa única em Santa Rosa do Sul?; disputa na cooperativa; Educação Especial; e mais

Adversário de 2022, aliado em 2024

O PP de Santa Rosa do Sul embarca no governo municipal do prefeito Almides Alberg da Rosa (PSDB). O prefeito conversou com o presidente e membros da Comissão Executiva do Progressistas, fez o convite, que foi feito aceito.

O PP indicou nesta quarta-feira (01/03) o novo secretário da Agricultura, já empossado Matias Nailor da Cunha, ex vereador e ex presidente do partido.

Leonardo, atual presidente do PP, será assessor jurídico da Amesc, presidido pelo prefeito Almides Roberg da Rosa (PSDB).

 

Chapa de consenso?

No jantar da posse do prefeito Almides, encontraram-se presidentes do PSDB, PP, MDB, o representante regional do PDT, Alex Bianchin, e representantes de diversos os partidos. Na roda de conversas, falou-se uma possível chapa pura no município de Santa Rosa do Sul.

 

Apenas dois nomes

Por ora, dois nomes aparecem na lista de nomes que podem disputar a presidência da Cersul, de Turvo: Andrei Magagnin (filiado ao PP) e Selvino Dalon (filiado ao MDB). As costuras seguem acontecendo até a data final para inscrições de chapas, que encerram dia 7 de Março.

 

Rodízio em Sombrio

O Progressistas de Sombrio, de olho em 2024, segue com a valorização dos suplentes de vereador. O partido fez reunião para definir o cronograma de ações para março, mês dedicado às mulheres.

A suplente de vereador que irá assumir uma cadeira no legislativo é Lurdete Vendrusculo de Oliveira, que é do bairro Centro. O vereador Dion Elias se afasta por 30 dias.

Outra ação em homenagem às mulheres é que será organizado grande encontro para mulheres no dia 18 de março.

 

Chá para mulheres

A Câmara de Vereadores de Araranguá reuniu para um chá colonial, as convidadas dos 15 vereadores para a sessão solene de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Servidoras mulheres e vereadora Lena Périco (MDB) participaram.

 

Pacto de sangue

 A vereadora Lena tinha na agenda uma reunião com representantes do Hemosc de Criciúma, para tratar da solicitação da vinda de um posto de coleta de sangue para Araranguá.

 

Ainda sem contas

A Câmara de Araranguá ainda não recebeu para análise as contas de 2019 de Mariano Mazzuco Neto (PP) que vão chegar com recomendação de reprovação. O relator das contas no TCE é o ex deputado estadual Zé Nei Ascari.

O Poder Legislativo inicia as sessões do ano neste dia 1° de Março.

 

FCEE em Araranguá

A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite, entrevistada da Post TV no dia 28 de Fevereiro, falou sobre a vinda de Araranguá, para acompanhar a comemoração dos 52 anos da Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), neste 1º de Maeço. A agenda também foi estendida a Asesc (Associação de Surdos), Amaesc (Autistas) e Adear (Deficientes Físicas).

 

SC-447 Duplicação Já

Sargento Clailton (PSDB), vereador de Balneário Arroio do Silva, está empenhado em retomar o tema “duplicação da SC-447, ligação de Araranguá ao Arroio”.

 

Saúde da Amesc

Demandas dos Secretários de Saúde da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense); apresentação das diretrizes do Plano de Desenvolvimento pela Unesc e assuntos gerais nortearam a assembleia dos prefeitos.

Na Assembleia Geral Ordinária, o prefeito de Santa Rosa do Sul, presidente Almides Roberg Silva da Rosa (PSDB), falou sobre a relevância das políticas públicas em prol da saúde, com foco em vacinação e na obtenção de recursos para os hospitais públicos.

A secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota, presidente do Colegiado de Saúde da AMESC, apontou números relevantes da região e as principais demandas (incremento de demanda, falta de agilidade nos atendimentos, ausência de recursos para novos investimentos na região e a questão da sobrecarga em Criciúma/SC, que seria um dos escapes da região).

O secretário de Saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogério Ferreira da Costa Júnior, comentou sobre o passivo de cirurgias e o déficit nos valores repassados aos municípios para custear os exames laboratoriais; explanou sobre a ideia da Secretaria Estadual de Saúde, de habilitação dos municípios para cirurgias ortopédicas de alta complexidade, pois o Hospital Regional de Araranguá não comporta procedimentos de alta complexidade.

O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (Republicanos) reforçou a necessidade de audiência junto à Secretária Estadual de Saúde para apresentação da situação e requerer providências.

 

Plano de Desenvolvimento Regional

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da UNESC, Gisele Silveira Coelho Lopes, apresentou os principais dados do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da AMESC, que precisa ser aprovado no legislativo municipal. Depois vem o lançamento oficial, e depois atuar acerca da governança do Plano, para viabilizar os projetos específicos de cada município.

Os pontos mais críticos levantados foram: saneamento básico, coleta seletiva, mobilidade urbana e espaços públicos para práticas de esporte.

Por consenso, deliberou-se que o Plano será apresentado às Câmaras de Vereadores a partir de 1º de abril de 2023, para validação, e depois será entregue à comunidade, em evento específico.

O coordenador do Movimento Econômico, Ailson Piva, apresentou alguns números acerca do desenvolvimento econômico, com dados disponibilizados aos prefeitos presentes. Informou que a FECAM solicitou que a AMESC representasse os municípios numa audiência sobre a nota fiscal eletrônica do produtor rural.

A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, também expôs aos prefeitos que assumiu a presidência do Colegiado de Assistência Social de Santa Catarina (COAS/SC), sendo mais uma representatividade da Amesc diante do estado.

 

Melhores índices em SC

Santa Catarina mais uma vez se destacou nacionalmente, com menor taxa de desocupação registrada desde 2014. A taxa de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais em Santa Catarina caiu de 3,8% para 3,2% no 4° trimestre de 2022. A taxa média anual de desocupação caiu de 13,2% em 2021 para 9,3% em 2022, menor patamar registrado pela série histórica do IBGE desde 2015. Essa queda foi puxada, principalmente, pela recuperação do setor de serviços no pós-pandemia.

Setores como comércio e indústria já acusaram essa desaceleração, que deve chegar ao setor de serviços.

A renda real habitual do trabalhador continuou subindo (0,2%), acumulando uma alta de 8,2% no ano, o que ajuda, de alguma forma, a aliviar a desaceleração já evidente da economia.

O crescimento da economia até agora foi suficiente para levar a taxa de desemprego para níveis próximos do neutro – taxa neutra é aquela que não acelera nem alivia a inflação. Hoje, a taxa já se encontra abaixo da média história da pesquisa de desocupação.

Nossa expectativa é que a taxa de desemprego (ajustada sazonalmente) volte a subir moderadamente, encerrando 2023 em 9%. Para 2024, nossa projeção é que a taxa evolua para 9,5%. 

 

Sessão solene

Igreja Mais de Cristo é homenageada pela Alesc por seus 16 anos de fundação. Através de proposição do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou Ato Parlamentar Solene em Homenagem aos 16 anos de Fundação do Ministério da Igreja Mais de Cristo em Santa Catarina. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira, dia 28 de fevereiro, no

Auditório Deputada Antonieta de Barros, em Florianópolis.

 

Telhado e vidraça

Os deputados federais Zé Trovão (PL) e Júlia Zanatta (PL) tem feito barulho ao usar a tribuna da Câmara Federal. Deverão ter atuação destacada na oposição ao governo de Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Agora os papeis se invertem e deputados bolsonaristas serão a sombra do atual governo.  Assim como Daniela Reinehr (PL) e Jorge Goetten de Lima (PL) – primeiro mandato, e Daniel Freitas e Caroline de Toni, reeleitos, serão críticos ferrenhos ao governo.