Search

Serra da Rocinha tá on; a Câmara e a Unacon; auxílio-moradia no DF; e mais

Prioridade na conclusão das obras da Serra da Rocinha

De olho na necessidade de finalização das obras   a lembrança foi feita na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense.

Aconteceram nesta quarta-feira, 1º de março, em Brasília, as primeiras reuniões deste ano solicitadas pelo Fórum Parlamentar Catarinense para tratar de infraestrutura.

A agenda iniciou na Câmara Federal com a presença de deputados e senadores, e em seguida com reuniões com os ministros José Renan Calheiros Filho e Márcio França, que respondem, respectivamente, pelo Ministério dos Transportes e Ministério dos Portos e Aeroportos.

Em almoço realizado nesta terça-feira, 28, entre os integrantes do Fórum às principais demandas foram elencadas. A deputada federal Geovania de Sá (MDB) reivindicou a conclusão das obras da Serra da Rocinha, licitadas em 2013.  

Além da conclusão do trecho catarinense da BR 285, também deve ser abordado nesta quarta-feira as tratativas sobre do Marco Temporal e outras importantes obras de Santa Catarina: a adequação das BRs 470 e 282, a duplicação da BR 280 e a ampliação de Capacidade da BR 163. O ministro Renan Filho garantiu que não faltarão recursos para a obra.

 

Saúde em debate

Os vereadores de Araranguá retomam o pedido ao governo do Estado de Santa Catarina para que o Hospital Regional possa receber um Centro de Oncologia – Unacon, e virar referência em tratamento de câncer. O vereador Jair Anastácio (PT) apresentou Requerimento a ser entregue ao governo do Estado de Santa Catarina com esta demanda.

O vereador Luiz da Farmácia (PL) participou junto com a gerente regional de Saúde Andresa Ribeiro da reunião de segunda-feira (27) com Kristian de Souza, diretor do HRA, para ouvir as demandas da saúde regional. O tema Unacon esteve na pauta.

Andresa tem reunião na sexta-feira (3), em Florianópolis, com a secretária Carmem Zanotto (Cidadania).

 

Desabafo na tribuna

O vereador Diran Drewke (PP) usou a tribuna na palavra livre para se queixar da atuação de políticos de Araranguá. Ele estava mirando no vice-prefeito Tano Costa (PSD) e no colega de Câmara de Vereadores, vereador Neno Fontoura (PSD). A bronca é por causa do trabalho que o vereador fez para conquista da pavimentação da Rua Luiz Ernesto, no Bairro Coloninha.

Na hora de comemorar a entrega da rua, o PSD quis levar o bônus da conquista via emenda do deputado estadual Júlio Garcia (PSD).

Diran também citou o trabalho conjunto com o vereador Tico Batista (PP) para conquistar a pavimentação da estrada de Santa Rosa de Lima (Volta Curta).

 

Sucessão de Salvaro

Teve mudança no Governo de Criciúma, do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e vice-prefeito Ricardo Fabris (PSD). O secretário-geral do município passa a ser o vereador Arleu da Silveira (PSDB), pré-candidato a prefeito em 2024. O secretário municipal da Fazenda será Vagner Espíndola Rodrigues, presidente do PSDB da capital do carvão. As posses aconteceram nesta quarta-feira (01/03). O primeiro suplente a assumir a vaga na Câmara de Criciúma é Antônio Córdova de Oliveira, o Toninho da Figueira (PSDB).

Arleu da Silveira se cacifa como nome favorito a ser o indicado pelo PSDB à sucessão de Salvaro. Depois tem a deputada federal Geovânia de Sá e o suplente de deputado estadual Acélio Casagrande. O PSD poderá indicar Ricardo Fabris para esta missão.

 

Mudanças no Rotativo

Nelson Soares (PDT) fez indicação ao Executivo para mudar o tempo de tolerância para notificação no estacionamento rotativo de 10 para 15 minutos. Além disso, pede que haja pontos fixos de venda no calçadão de Araranguá.

 

Relembrando

Em 2019, a eleição da Cersul teve 4 candidaturas: Jonnei Zanette (PP), que foi eleito para um mandato 2019-2023; Selvino Londero (filiado ao MDB); Marcos Leone de Oliveira (PSDB); e Arnildo Steckert (ex PSL). Agora em março vai haver eleição para mandato de 4 anos.

 

Recadastramento de armazenamento

Sob liderança de Júlia Zanatta (PL), Pedido de Urgência para suspender medidas prejudiciais ao setor de armas já conquistou mais de 70 assinaturas na Câmara dos Deputados para votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2023 e barrar os efeitos da Portaria nº 299 e do Decreto  nº 11366.

As medidas citadas, tomadas pelo Ministério da Justiça, conforme a deputada trazem prejuízos ao setor de armas, obrigando o recadastramento de armamentos já regularizados no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e a suspensão temporária de novos Certificados de Registro (CRs) para caça, coleção e tiro esportivo.

É preciso de 187 assinaturas para que o projeto não precise passar pelas comissões e ser votado diretamente no Plenário. 

 

Série de invasões

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu fazendas esta semana: Fazenda Limoeiro, no município de Jacobina, na Chapada Diamantina; propriedades produtivas da Suzano Papel e Celulose nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, na Bahia.

O gabinete do deputado federal Zé Trovão (PL) solicitou informações junto ao Governo Federal sobre estas invasões.

 

Daquelas aberrações

O deputado Ismael dos Santos (PSD) mudou de mandato estadual para federal, o que daria o direito de abocanhar R$ 28.721,00 em auxílio mudança. Isso mesmo. Os parlamentares tem direiro a se mudar para capital federal custeados pelos “cofres da viúva”. Mesmo assim, Ismael preferiu não aceitar usar este recurso e fez a doação do valor a 3 entidades filantrópicas.

A aberração é tão grande que mesmo deputados e senadores que já estão na capital recebem esta boquinha, sem ter mudado. O auxílio-mudança para o deputado Ismael virou dinheiro para o caixa (R$ 9.573,00) das ONGs blumenauenses Associação Assistencial Bom Samaritano, Lar Betânia e Centro Terapêutico Vida (CTV). O cidadão comum não tem, mas a casta da nobreza política tem direito a cota parlamentar (despesas de deslocamentos, hospedagem e alimentação na capital), auxílio-moradia e verba de gabinete.