Search

Secretaria da Saúde de SC amplia plano de ação emergencial por causa da cobertura vacinal ainda em baixa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está trabalhando em um plano de ação emergencial em complemento ao que já vem sido desenvolvido nas unidades hospitalares e nos municípios para ampliar os leitos pediátricos em todo o Estado e, neste momento, em especial, nas regiões da Grande Florianópolis e Carbonífera, devido ao alto número de atendimentos registrados nesses locais nos últimos dias.

É necessário ressaltar que a situação enfrentada pelas unidades hospitalares públicas e privadas, que levou inclusive à decretação de situação de emergência no início do mês de junho, é reflexo da baixa cobertura vacinal de diferentes enfermidades, em especial da gripe (Influenza) e covid-19. Neste momento sazonal, as doenças respiratórias são as que mais têm atingido crianças e idosos, os mais vulneráveis.

De imediato, foram autorizadas transferências de equipes, empréstimos de equipamentos, insumos e medicamentos, além de outras ações com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento dos pacientes, como a contratação de mais profissionais em caráter de urgência.

Nesta madrugada já foi enviado ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, equipamentos, insumos hospitalares e medicações para dar suporte aos atendimentos da unidade.

Na manhã deste sábado, 9, foi realizada uma reunião com todos os superintendentes e cargos estratégicos da SES na qual foram discutidas e definidas ações para esse momento. Entre elas está a ampliação de mais leitos, de equipes, de rede de apoio, de aporte financeiro às unidades, além da estratégia de transferência inter hospitalar de pacientes menos graves para desafogar as unidades e envio de equipamentos, medicamentos e insumos hospitalares.

Nos próximos dias, a equipe da SES estará debruçada em dar andamento nas ações definidas. O superintendente dos Hospitais Públicos, Flamarion da Silva Lucas, esteve no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e no domingo, 10, no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, para verificar in loco a situação e as possibilidades de ampliação do atendimento.

 

Ampliação de leitos

Até este sábado, 9, já foram abertos 60 leitos de UTI infantil em Santa Catarina. Destes, 27 são de UTI pediátrica, 20 de UTI neonatal, 08 de cuidados intermediários pediátricos e 05 de cuidados intermediários neonatal.

Os leitos de UTI pediátrica abertos estão localizados: 06 no Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul; 06 no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí; 05 no Hospital Seara do Bem, em Lages; e 10 no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville.

Além desses leitos, os de UTI neonatal foram abertos 03 no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis; 05 no Hospital Hélio do Anjos Ortiz, em Curitibanos; 10 no Hospital Azambuja, em Brusque; e 02 no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul.

Também estão em funcionamento leitos intermediários, sendo 05 neonatais no Hospital Regional de São José e 08 pediátricos no Hospital Infantil de Florianópolis.

 

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom