O Grupo CCR venceu o leilão de concessão do trecho sul da BR-101, em Santa Catarina. O grupo ofereceu a menor tarifa de pedágio, R$ 1,97012, com 62,04% de deságio sobre a tarifa máxima de R$ 5,19.
LEILÃO: Concessão da BR-101, no trecho Sul, em Santa Catarina, prevê a instalação de quatro pedágios e a implantação de 98,3 quilômetros de terceira faixa; além da construção de 70,3 quilômetros de vias marginais, cinco novos dispositivos em desnível e 18 passarelas de pedestres, dentre outras melhorias. Foto: Divulgação
Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – São Paulo
Foram concedidos 220 quilômetros entre os municípios de Paulo Lopes (SC) e a divisa com o estado do Rio Grande do Sul, passando pelos municípios catarinenses de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Sangão, Içara, Jaguaruna, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.
O primeiro leilão de rodovias deste ano foi elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério da Infraestrutura, e a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), e realizado nesta sexta-feira (21), na B3, em São Paulo, e durou pouco mais de 20 minutos.
Foram apresentadas três propostas. A da CCR; a do Consórcio Way-101, que ofereceu R$ 4,35985 de tarifa, com deságio de 16%, e a da EcoRodovias, que apresentou tarifa de R$ 2,51016, com 51,63% de deságio.
O ministro da Infraestrtura, Tarcíso de Freitas, presente no leilão, junto com diretores da CCR, bateu o martelo em favor da CCR ao fim do certame. Em vídeo publicado nas redes sociais, o ministro destacou que o contrato estabelece mecanismos de aportes extras, que garantem capital suficiente para os investimentos mesmo com a aplicação de uma tarifa baixa.
Para o empreendimento, estão previstos R$ 3,376 bilhões em investimentos, e a estimativa de R$ 3,99 bilhões para custos operacionais – conservação, operação e monitoramento – nos 30 anos de duração da concessão.
De acordo com o diretor de Negócios da CCR, Eduardo Camargo, o lance da companhia foi responsável e feito com muita segurança, porque a empresa já estuda o projeto há um ano. O consórcio já opera na Região Sul por meio da Via Sul e a ideia é incorporar todas as sinergias possíveis com a nova concessão.
“E existe também a questão de que a região ali cresce com elasticidade diferente do restante do país. Nós, obviamente, colocamos isso nas nossas projeções de tráfego. Essa é uma combinação de sinergia com a concessão existente e os aprendizados que vimos tendo ao longo dos anos”, disse.
Camargo ressaltou que a CCR tem muito interesse em outras possíveis concessões do governo. “O objetivo da CCR é o de crescimento. Temos alguns contratos que estão próximos de seu vencimento, então tem um trabalho grande de reposição do nosso portfólio”.
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o leilão de hoje “foi um marco, um leilão muito bom, mais uma vitória”. O ministro disse estar tranquilo com relação a essa concessão, tanto por conta do desconto obtido, quanto pelo fato de a empresa ser experiente na operação de concessões.
“Ser olharmos o contrato, há um mecanismo de proteção que são os aportes adicionais. Então teremos mais de R$ 900 milhões de aporte adicional entre o aporte que será feito na assinatura do contrato e o que será feito a partir do momento em que as praças começarem a operar. É um mecanismo de proteção financeira. Na medida em que o desconto é mais agressivo, o aporte aumenta. Isso dá o conforto para garantir que os investimentos serão feitos”, disse.
O ministro da Infraestrutura, se manifestou no Twitter:
Trecho
De acordo com a edital da ANTT, o trecho a ser leiloado tem 220,420 quilômetros de extensão em pista dupla, formado por segmento da Rodovia BR-101, no Estado de Santa Catarina, entre o município de Paulo Lopes (SC), no início da ponte sobre o Rio da Madre (Km 244+680) e a divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no município de Passo de Torres (SC), início da Ponte sobre o Rio Mampituba (Mm 465+100).
Ainda de acordo com a ANTT, o Sistema Rodoviário inclui os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais, marginais ou locais, ligadas diretamente ou por dispositivos de interconexão com a rodovia, acostamentos, obras-de-arte especiais e quaisquer outros elementos que se encontrem nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas à concessão.
TRECHO: Empresa deverá investir cerca de R$ 7,4 bilhões nos 220 quilômetros da BR-101/SC
https://estradas.com.br/leilao-da-br-101-sc-que-acontece-nesta-sexta-21-deve-ter-4-pedagios-a-r519/
Pedágios
De acordo com o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a rodovia contará com quatro praças de pedágio distribuídas no trecho a ser concedido da BR-101/SC. A tarifa em cada uma dessas praças de pedágio seria de R$ 5,19 (data-base de agosto de 2019), mas o leilão acabou com deságio e baixou a tarifa para R$ 1,97.
Investimentos
Ainda segundo os estudos realizados, estão previstos investimentos de R$ 3,376 bilhões e custos operacionais estimados de 3,99 bilhões (conservação, operação e monitoramento).
Serão investidos também R$ 853 mil por ano em estudos e pesquisas de desenvolvimento tecnológico, com apoio de universidades e cientistas.
Além disso, cerca de R$ 450 mil serão aplicados em ações relacionadas à segurança viária, com programas de prevenção a acidentes e educação no trânsito.
Está previsto que todo esse investimento proporcionará a geração de aproximadamente 7.360 mil empregos diretos e indiretos.
O que será feito
Conforme está previsto no Programa de Exploração de Rodovia (PER), a concessão da BR-101 incluirá a implantação de 98,3 quilômetros de terceira faixa até o 25° ano da concessão, a construção de 70,3 quilômetros de vias marginais, cinco novos dispositivos em desnível, 18 passarelas de pedestres, 31 melhorias em acessos, iluminação nas travessias urbanas e nas vias marginais, dentre outras melhorias.
Também está previsto um centro de controle de operações – CCO e 6 bases do serviço operacional – BSOs para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.
Além dessas obras obrigatórias, a ANTT poderá solicitar a execução eventual de diversas melhorias ao longo da execução contratual, caso necessário, na forma de um estoque de melhorias disponível para tanto.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) contará com quatro ambulâncias, duas UTIs móveis, três guinchos leves, dois guinchos pesados, dois caminhões pipa, entre outros a serem disponibilizados aos usuários.