Search

Incubadora aposta na tecnologia para economia do futuro

A semana será de muitas celebrações para Araranguá, mas o que todos querem mesmo é, além de festejar as conquistas do passado, vislumbrar o futuro. Uma das ações que parecem contribuir para isso é a Incubadora e Aceleradora de Empresas de Base Tecnológica do Município de Araranguá, a Aratec.

A Aratec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas do setor de tecnologias, a fim de desenvolver nos jovens do município uma cultura empreendedora.

“Como estamos nos tornando um polo educacional e muitos cursos são voltado à tecnologia, é um público alvo que estamos tentando atingir para mantê-los aqui, para que eles possam desenvolver suas ideias na cidade, além de proporcionar tanto para a empresa dele quanto para a cidade, uma oportunidade de crescimento nessa área”, explica o presidente do Conselho Municipal de Inovação, Gesse Espíndola Gomes.

O Conselho deve selecionar seis projetos para a incubadora, que devem ser enviados à prefeitura até o dia 30 de abril. Para concorrer às vagas, o projeto deve gerar produtos com alto valor agregado, ter processos em mão-de-obra qualificada, baixo impacto ambiental e visar soluções inovadoras para problemas sociais. Na primeira etapa da seleção, os projetos serão analisados detalhadamente e depois, haverá uma defesa do plano de negócios. Todo o processo deve ocorrer com contagem de pontos em cada quesito, explicado no edital de chamamento.

“Ainda estamos começando, somos o único município do Sul a ter essa modalidade, mas acreditamos que o projeto vai alavancar os negócios e a economia. É bastante promissor. Temos agora seis vagas, mas talvez no futuro, tenhamos que ter um espaço maior”, completa Gesse.

Os primeiros aprovados terão seus nomes divulgados em 3 de junho, sendo que a Aratec começa a operar oficialmente em 1 de Julho.