Chegamos na era mais curiosa da história recente da humanidade: a geração do “fala”. Nunca se…
Campo Agroacelerador chega à 22ª edição com inovação, tecnologia e foco no futuro do agronegócio
A Cooperja apresentou oficialmente, na manhã de quarta-feira (14), os detalhes do 22º Campo Agroacelerador, um dos maiores eventos do agronegócio do Sul do Brasil. A programação foi divulgada durante a 3ª edição da coletiva de imprensa, realizada na sede da AACC – Associação Atlética Cultural Cooperja, em Jacinto Machado (SC), reunindo profissionais da comunicação regional.
O evento acontece de 29 a 31 de janeiro, em área própria da cooperativa, com parque aberto das 8h às 17h, e deve atrair milhares de visitantes ao longo dos três dias. A edição marca um novo momento do Campo Agroacelerador, que hoje conta com local fixo, em uma área de 12 hectares, além da estrutura da AACC — consolidando o crescimento de um projeto iniciado em 26 de janeiro de 2001, ainda como “Dia de Campo”, de forma itinerante.
A coletiva foi conduzida pela gerente do CDC, engenheira agrônoma Daniela Moro Reichert, ao lado do presidente da Cooperja e da Ocesc, Vanir Zanatta, além de lideranças dos setores de grãos, sementes, pecuária, Pomar Cooperja, social e varejo. Também participou o extensionista rural da Epagri em Jacinto Machado, Juliano Silva Teles, representando a entidade, uma das principais parceiras da cooperativa no evento.
“A imprensa faz parte desse processo. Está presente no rádio, no jornal, na TV, nas mídias digitais. Contar com vocês é fundamental. Tivemos hoje uma coletiva muito rica, com troca de experiências, e só temos a agradecer a presença de cada profissional”, destacou Daniela Moro.

Tecnologia, manejo e alternativas de renda no campo
A programação do Campo Agroacelerador 2026 reforça o compromisso da Cooperja com inovação, manejo fitossanitário, produtividade e sucessão familiar. Segundo o presidente Vanir Zanatta, o evento vai além da exposição de produtos.

“O Campo Agroacelerador prepara o agricultor e sua família, apresenta alternativas de renda, mostra todos os cultivos possíveis dentro das propriedades — tanto grãos quanto frutas — e ajuda a formar sucessores no campo”, afirmou.
Entre os destaques está a Abertura da Colheita da Pitaya, com participação do Senar e da Epagri, trazendo oficinas, vitrines tecnológicas e informações sobre manejo da cultura, que é perene e pode produzir por até 20 anos. A pitaya floresce em dezembro e tem colheita em janeiro, com preço médio atual de R$ 4 o quilo ao produtor.
A Cetrar levará ao evento produtos derivados da fruta, como sorvetes, sucos e água saborizada. Também haverá uma palestra técnica sobre a cultura da banana, com foco no combate ao Mal do Panamá, além de novidades envolvendo maracujá, abacate, amora-preta e tangerina, culturas que recebem incentivo da cooperativa. A atração também será a Carreta do Senar.

Sementes, genética e vitrines tecnológicas
O setor de sementes será um dos grandes atrativos. A Cooperja produz sementes de soja e arroz, e o gerente da UBS – Unidade de Beneficiamento de Sementes, Jian Izidro, apresentará temas como densidade e localização ideal de produção, além da diferença entre o uso de grãos salvos e sementes certificadas.
Serão apresentados 16 cultivares, incluindo arroz sequeiro e pré-germinado, em parceria com cinco obtentores de genética, entre eles IRGA e Embrapa.
Varejo, combustíveis e produtos Cooperja
O evento também terá espaço dedicado ao varejo da cooperativa, com agropecuária, supermercado e posto de combustíveis. O setor contará com promoções especiais e apresentação de produtos como aditivos para diesel e gasolina, lubrificantes, biodiesel e TRR.
No supermercado, a gerente Aline Matias apresentará o programa Cooperja Mais, além de produtos próprios como Arroz Caçarola, Naturize e Arbório. Todas as unidades da cooperativa permanecerão abertas durante os dias do evento.
Atrações culturais, gastronomia e família no campo
Entre as novidades desta 22ª edição está o Tombo da Polenta, com grupo cultural de Urussanga, que deve servir entre 1.200 e 1.300 pessoas no primeiro dia. A programação gastronômica inclui ainda arroz carreteiro, risoto de palmito e outras opções, com operação realizada em parceria com entidades como a Apae e o Hospital São Roque.
Haverá ainda exposição de animais, palestras sobre rações da marca Dom Joaquim, apresentações com cães de guarda, a presença do lhama Rodolfo, além da Pista de Rally Toyota e demonstrações de drones aplicados ao agronegócio.
O Núcleo da Mulher Cooperja também terá participação ativa, com destaque para a 3ª Missa da Colheita e a formatura de 26 jovens do programa Cooperja Jovens do Amanhã, reforçando o olhar da cooperativa para o futuro rural.


Comments (0)