Skip to content

Alesc aprova desconto no IPVA para bons motoristas e libera pagamento de tributos com cartão

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, na sessão desta quarta-feira (4), um pacote de projetos de lei com impacto direto no bolso dos contribuintes e na ampliação de direitos sociais. Entre as propostas está o desconto no IPVA para bons motoristas, a autorização para pagamento de tributos com cartão e o reconhecimento de pacientes com hipertensão pulmonar como pessoas com deficiência. As matérias seguem agora para análise do governador do Estado.

De autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), o Projeto de Lei 8/2025 concede desconto de 5% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O benefício será válido para um único veículo por contribuinte. Durante a sessão, o líder do Governo, deputado Maurício Peixer (PL), chegou a sugerir a retirada da proposta da pauta por considerá-la inconstitucional e para buscar um acordo com o Executivo. No entanto, o projeto já havia sido votado e acabou aprovado por unanimidade.

Também com aprovação unânime, os deputados deram aval ao PL 3/2024, de autoria do deputado Matheus Cadorin (Novo), que autoriza o pagamento de tributos estaduais, impostos, taxas e multas por meio de cartão de crédito ou débito. A proposta estabelece que o Estado não poderá cobrar nenhuma taxa adicional do contribuinte pelo uso dessas formas de pagamento, ampliando as opções e facilitando a quitação de débitos.

Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei 486/2025, que institui o Dia Estadual Livre de Impostos, a ser celebrado anualmente na última quinta-feira do mês de maio. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a carga tributária incidente sobre produtos e serviços, além de estimular o debate sobre o sistema tributário brasileiro.

O Plenário também aprovou uma proposta de ampliação de direitos na área da saúde. O PL 179/2024, de autoria do deputado Maurício Peixer (PL), equipara pacientes com hipertensão pulmonar às pessoas com deficiência em Santa Catarina. A medida garante aos pacientes dos Grupos 1 — hipertensão arterial pulmonar (HAP) — e 4 — hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) — o acesso aos mesmos direitos previstos na legislação estadual para pessoas com deficiência, conforme a Lei 17.292/2017. Segundo o autor, trata-se de uma doença altamente incapacitante, que impõe severas limitações aos pacientes. “Aprovando esse projeto, damos dignidade a essas pessoas”, afirmou Peixer.

Com a aprovação em Plenário, os projetos seguem agora para sanção ou veto do governador, podendo representar avanços significativos tanto na política tributária quanto na garantia de direitos em Santa Catarina.

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top