A equipe de RH da Cooperja realizou na última semana a 1ª Gincana do Jovem Aprendiz da cooperativa, reunindo cerca de 50 jovens em um dia cheio de aprendizado, integração e alegria.
A iniciativa fez parte das comemorações do Mês do Jovem Aprendiz e teve como objetivo fortalecer o trabalho em equipe, o espírito de cooperação e os vínculos entre os participantes de forma leve, dinâmica e acolhedora.
Divididos em três equipes — vermelho, azul e amarelo — os jovens capricharam nas caracterizações e participaram com entusiasmo de uma série de atividades pensadas para estimular a união, o raciocínio e o protagonismo juvenil.
“Participar da Gincana foi uma experiência incrível! Desde o início, com as dinâmicas de integração, me senti acolhido e à vontade com colegas de outros setores que eu nem conhecia. Cada atividade foi um aprendizado, nos desafiamos”, destacou o jovem aprendiz Kauan Victor Coelho Borges.
Entre as dinâmicas, destacaram-se:
-
Quebra-Gelo – apresentação pessoal e curiosidades para criar conexão entre os participantes;
-
Amarras – desafio de deslocamento em grupo com os membros fisicamente conectados;
-
Cego e Mudo – superação de obstáculos com restrições de visão e fala, reforçando a confiança;
-
Vista a Camisa – dinâmica divertida de cooperação e agilidade;
-
Show de Talentos – espaço para expressão das habilidades e criatividade dos jovens;
-
Hora da Pergunta – quiz sobre a Cooperja, estimulando o conhecimento de forma leve e participativa.
Para Aline Oliveira, coordenadora de RH, a gincana foi um momento estratégico de integração, desenvolvimento e valorização dos jovens que fazem parte da cooperativa.
“Foi mais do que uma atividade recreativa: teve como foco fortalecer vínculos, incentivar o trabalho em equipe e ampliar a compreensão sobre o cooperativismo como filosofia de vida e modelo sustentável. Através de dinâmicas, desafios e reflexões, os participantes vivenciaram valores como solidariedade, ajuda mútua e responsabilidade coletiva. A ação também buscou inspirar os jovens a enxergarem na Cooperja um espaço de pertencimento e crescimento, reforçando o papel transformador do cooperativismo na formação cidadã e profissional das novas gerações.”