Search

Evandro no PP; obras e política de Sombrio; e mais da janela para filiação

Scaini oficializa filiação ao Progressistas

Nesta sexta-feira, 5 de abril, o atual prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, oficializou sua filiação ao Progressistas, ao lado do deputado Zé Milton Scheffer (PP).

Scaini, que é pré-candidato a prefeito, já exerceu três mandatos no Arrroio, nos períodos de 2009/2012, 2013/2016 (reeleito) e eleito novamente em 2021. Em 2018, concorreu a deputado estadual então pelo PSD.

Além de Scaini, foram filiados também o vice-prefeito Carlos Scarsanella, que já havia deixado o Republicanos, e os vereadores Maria Alice Luciano, Elvio Zocche (atual presidente da Câmara) e Pastor Elias, todos do União Brasil.

A região do extremo sul catarinense conta agora sei prefeitos do Progressistas (MDB 4, PSDB 2, PL 2, PSD 1).

Estavam presentes no ato de filiação o presidente municipal do Progressistas de Arroio, Joel Robson Borges; os prefeitos de Turvo, Sandro Cirimbeli; de Passo de Torres, Valmir Rodrigues; de Timbé do Sul, Beto Biava; e o de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo; além dos vereadores do Progressistas de Araranguá, Márcio Scarsanella (Tubinho), Douglas Michels e Diran Drewke e lideranças do município.

 

Novo pacote de obras em Sombrio

Novo pacote de obras de R$ 30 milhões será anunciado na segunda-feira (8), às 10 horas, no Auditório da Prefeitura de Sombrio pela prefeita Gislaine Cunha (MDB).

 

PT e PSol em Sombrio

Os partidos de esquerda debatem eleições, exceto onde estiver o PL. Portanto, o PT terá chapa própria ou fará uma frente de esquerda para disputar as eleições deste ano e não estará na aliança de Gislaine Cunha, que terá o PL como vice ou apoiador.

Para majoritária o PT tem o nome de Carlinhos de Fáveri, irmão do ex prefeito de Jacinto Machado, e Jane Accordi (Psol) como possível vice.

A nominata de pré-candidatos a vereador do PT tem Glauter Soares e Silvia de Mattos, que foram candidatos na eleição passada, mais Edmilson Ambientalista, Bruna de Fáveri, Marcos Boeira, Prof. Fabiana, Andréia Teixeira, João Victor (Juventude PT), Erivaldo Maciel e Professor Fábio. São 6 homens e 4 mulheres para 12 vagas.

 

Migração do PSOL

Está em construção uma migração das lideranças do Psol para o PT de Araranguá para reforçar o time em busca de uma nominata consistente de vereadores para tentar manter a cadeira conquistada pelo PT nos últimos anos.

O candidato a prefeito pelo Psol em 2020 Professor Felipe Damásio (foto) e o professor da UFSC João Mateus deixaram o partido e se filiaram ao PT. Felipe volta ao PT depois de 16 anos de Psol. Outro nome cotado é da professora Karen Ragnini Scherer, que foi candidata a vereadora em 2020 e pode ser vice pelo Psol ou então filiar ao PT.

 

Afastamento em 6 de junho

Caso confirme a intenção de disputar a vaga de candidato a prefeito pelo PT de Araranguá o chefe da Receita Federal Geraldo Pessoa precisa se desincompatibilizar do cargo dia 6 de Junho, 4 meses antes do pleito.

 

Nomes da saúde da Amesc

Em Meleiro, Elixandra Mota, a Nega, se filiou ao MDB e foi desincompatibilizada do cargo de a secretária de Saúde para ser opção como candidata a vice de Anderson Scarduelli, o Nino, nome indicado pelo prefeito Eder Mattos (PL) como seu candidato na sucessão.

Ficaram de se desincompatibilizar para ficarem aptos a se candidatar os secretários Marcos da Silveira Alves (Praia Grande), Rafa Enfermeiro (Sombrio)

 

Fabris no MDB

O vice-prefeito Ricardo Fabris deixou o PSD e retornou ao MDB, partido onde estava na gestão de Luiz Henrique da Silveira. A filiação foi feita pelo vetador José Paulo Ferrarezzi e pelo deputado estadual Tiago Zilli (MDB);

 

Filiações do MDB

O MDB de Praia Grande e de Passo de Torres fizeram filiações de lideranças para as eleições com a presença do deputado Tiago Zilli (MDB).

 

De volta ao PSD

O suplente de deputado estadual Daniel Netto Cândido deixou o Podemos e volta ao PSD. O vereador Samuca (UB) foi sua principal referência nas eleições.