Search

Fim das mudanças na janela em Maracajá; PSDB e PDT juntos em Meleiro; e mais

PSD faz noite de filiações em Maracajá

Aconteceu na noite desta quinta-feira (4), em Maracajá, o evento de filiações do PSD, partido do prefeito Aníbal Brambila, que disputa a reeleição, e que contou a maior liderança do partido, o deputado estadual Júlio Garcia.

O PSD tem uma lista de pré-candidatos a vereador, mas segue filiando neste sábado, dia 6, prazo fatal para filiação antes do fechamento da janela para troca de partidos. A data também é o limite para quem tem pretensão de ser candidato – 6 meses antes das eleições, e também para desincompatibilização para quem ocupa alguns cargos e que pretende ser candidato.

 

E as trocas de partido?

Em Maracajá, após a filiação de Rodriguinho da Garajuva ao União Brasil (ex-PDT) e de João Rocha ao PL (ex-PSDB), nesta quinta-feira (4) foi formalizada a filiação de Alex Cichela ao Podemos.

Com isso, o PSD, partido do prefeito, fica sem vereador na Câmara de Maracajá.

Matias José Matias também deixou o PDT nesta sexta-feira (5) e foi para o Progressistas de olho na possibilidade de estar em uma chapa majoritária.

A composição da Câmara deve ficar com 6 vereadores na oposição – MDB (3), PP (2) e Podemos (1) – e apenas 3 na base do prefeito Brambila – União Brasil (2), e PL (1).

 

Vice volta pro 15

Fim do mistério! O vice-prefeito de Maracajá decidiu sair do Republicanos e se filiar ao partido onde foi eleito vereador e por onde chegou à presidência da Câmara, o MDB. Volnei deixou o partido para ser vice de Aníbal Brambila (PSD) em 2020 pelo PSL. Poderia ter se transferido para o União Brasil na fusão PSL/Democratas mas preferiu acompanhar o ex governador Carlos Moisés que também deixou o PSL17 e foi para o Republicanos.

Agora Volnei busca espaço no MDB, onde pode sobrar uma vaga na majoritária.

 

Vice quer espaço

Everaldinho Pereira quer fazer o PT voltar a ter força depois de ter sido vice-prefeito de Wagner da Rosa (MDB). Está conversando com PP, Podemos, MDB para tentar viabilizar espaço em uma chapa majoritária.

 

Mudança nos times

Em Meleiro, Rogildo Bordignon (PSDB) concorreu em 2020 com Reginaldo Ghellere (MDB) de vice; Vitor Hugo (PP) concorreu com Santina Izé (PDT) de vice; e Eder Mattos (PL) concorreu com Cotoco (PL) de vice.

O que mudou de lá para cá. Eder Mattos se apropriou do MDB para estar em seu projeto que tem como candidato Anderson Scarduelli (PL); Ghellere foi para o PSDB; Cotoco foi para o PSD de Márcio Fermo; e o PDT de Santina Izé e do deputado Rodrigo Minotto fechou com Rogildo.

 

Na reta final

O PSDB de Araranguá está com uma nominata montada com 11 homens, e deve apresentar a César e Tano as 5 mulheres nesta sexta-feira (5).

 

Eterno quase candidato

O comunicador José Luiz Datena deixa o PSB, se filia ao PSDB, e se coloca como nome para composição como vice-prefeito de São Paulo. A filiação foi feita ao lado de José Aníbal (PSDB) e da pré-candidata a prefeita deputada federal Tábata Amaral (PSB).

O detalhe que vem à mente é uma conversa vazada no ano de 2023 entre Datena e Guilherme Boulos em que o comunicador, ainda no PSB, propunha aliança entre ambos.