Search

Fórum e as pautas de interesse da região; prevenção em pauta; Meleiro, Arroio e Maracajá; e mais

SERRA DA ROCINHA NA PAUTA DO FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE

A audiência pública do Fórum Parlamentar Catarinense aconteceu nesta sexta-feira (17), na sede da Amrec, em Criciúma, e tratou da construção de túnel no Morro dos Cavalos, na BR 101, conclusão da Serra da Rocinha (BR 285) e a federalização da SC-158.

Além do coordenador do Fórum, deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), participaram o senador Esperidião Amin (PP) e os deputados federais Ricardo Guidi (PL), Ana Paula Lima (PT), Julia Zanatta (PL), Geovania de Sá (PSDB), e os estaduais Volnei Weber (MDB) e José Milton Scheffer (PP), prefeitos, vereadores e representantes da sociedade organizada.

Os representantes do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, e da Secretaria de estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, apresentaram um panorama das obras de infraestrutura que estão sendo desenvolvidas na região.

Outro tema que pautou os debates foi a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que tem causado insatisfação por parte de moradores, gestores públicos e proprietários de imóveis no litoral Sul. A principal reclamação é quanto à aparente arbitrariedade no desenho dos limites da APA, que abrange parte significativa do território em municípios como Laguna, Jaguaruna e Balneário Rincão.

 

PREFEITOS E DEPUTADOS JUNTOS

Os prefeitos da Amesc, sob o comando do prefeito de Morro Grande Clélio Daniel Olivo, o Keio (PP), se reuniram na quarta-feira (15) e debaterem os impactos e a forma de auxiliar as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, bem como atender as famílias que estão chegando do estado vizinho. Também participaram os deputados do MDB Volnei Webber e Tiago Zilli, e assessoria do deputado Júlio Garcia (PSD).

Foi de comum acordo que tem que é preciso haver uma estratégia para receber estas pessoas, que estão sendo cadastradas. As soluções serão buscadas em conjunto com os deputados e governo do Estado.

Zilli ofereceu um assessor de seu gabinete para ficar à disposição permanentemente deste processo de atenção à tragédia dos gaúchos.

 

MELEIRO EM MOVIMENTO

O MDB de Meleiro fez reunião nesta terça-feira (14) para apresentar a lista de pré-candidatos a vereador. Sob o comando do presidente Júlio César de Oliveira, foram apresentados 17 nomes para escolha dos 10 nomes que terão que ser apresentados até dia 15 de agosto.

Já o PP de Meleiro, que tem como pré-candidato a prefeito Vitor Hugo Coral, se reúne dia 28 de maio. O vereador Jonas Ostetto segue como opção para o caso de o partido ser vice.

Depois de fechada a aliança PL, PSD e MDB, há o convite para o PP participar do bloco, o que causaria um isolamento de Rogildo Bordignon (PSDB), que tem apoio do PDT.

 

CHIADEIRA

A população de Maracajá anda meio sem paciência para os atrasos na inauguração de obras no município. Antes da cerimônia de entrega da obra de pavimentação no bairro Encruzo do Barro Vermelho foram exibidos cartazes de protesto. Depois foi a vez de um cidadão, Gérson Jonatan, protestar: comemorou com um bolo o atraso de 2 anos na entrega da obra na avenida principal da cidade. Os recursos voltaram a ser liberados para a obra dar continuidade na Avenida Nossa Senhora da Conceição.

 

E O MEIO AMBIENTE

Na segunda-feira (13, a sessão da Câmara de Vereadores de Maracajá, como não poderia ter deixado de ser, girou basicamente em torno da necessidade de obras de prevenção às tragédias climáticas. Inclusive na discussão de uma suplementação de R$ 3 milhões encaminhada pelo Executivo foi discutida a possibilidade de usar estes recursos para este setor. A Casan também deverá ser acionada para apoiar este tema. 

 

SESSÃO ANTECIPADA

Os vereadores adiantaram a sessão em Maracajá para esta sexta-feira (17), para poder permitir que uma comitiva (vereadores e servidores) possa ir à Marcha dos Prefeitos a Brasília na próxima semana. Segunda-feira (20), não tem sessão, que retorna dia 27/5.

 

RECURSOS FEDERAIS

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva um pedido de informações do vereador Márcio Macan (MDB) para que a Administração apresente detalhes sobre os recursos federais recebidos pelo município. O presidente Elvio Zoche (PP) lembrou que a deputada federal Ana Paula (PT) destinou R$ 170 mil para 500 castrações

 

EFEITO DAS CHEIAS

Foi apresentado o projeto apresentado de isenção de IPTU para cidadãos que tem casa no Arroio atingidos por enchentes.

O vereador Sargento Clailton de Oliveira (PL) chegou a sugerir a suspensão da Festa do Peixe, mas o vereador Lei do Mar Azul (PSD) lembrou a dificuldade que esta mudança gera.

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Está na Câmara do Arroio projeto que trata do terminal de ônibus. Ainda não tem informações sobre o fim do contrato de concessão do contrato da água, que encerrou depois de 20 anos.

 

FORA DAS ELEIÇÕES

O advogado Christian Martins recebeu o convite profissional para desempenhar funções jurídicas na CERPALO – Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes, em sua terra natal e onde abriu uma filial do seu escritório de advocacia. Mudou seu domicílio eleitoral para Paulo Lopes e ficou sem partido – deixou o PL de Araranguá. Portanto, não irá disputar a uma vaga para Câmara de Vereadores de Araranguá.