Search

Movimento da Esquerda e da Direita projeta eleições de 2024 e 2026

Mesmo com Jair Bolsonaro (PL) amargando sua segunda condenação à inelegibilidade de 8 anos seguida pelo TSE, a esquerda sabe que seu legado para as próximas eleições não tem como ser ignorado.

O bolsonarismo criou raízes em diversos segmentos sob o mando do direitismo. Lideranças ligadas a este movimento entraram em disputas de associações de moradores, de conselhos tutelares e agora estão de olho das eleições de diretor de escola em Santa Catarina.

Tudo isso faz parte de uma ideia de fortalecimento da direita para as eleições municipais de 2024 e depois para as estaduais/federais de 2026.

Os chamados direitistas querem eleger o máximo de vereadores e prefeitos. Depois, mais governadores e indicar o sucessor do bolsonarismo e opção ao governo Lula e ao PT. Miram em nomes como dos governadores Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e não descartam lançar Michelle Bolsonaro como sucessora do marido.

 

Esquerda se movimenta

Para discutir Bolsonaro e o bolsonarismo a esquerda está circulando pelo país com debates internos.

A esquerda traz a Araranguá nesta segunda-feira (6/11) o advogado e militante dos direitos humanos Oswaldo Miquluzzi, autor do livro “Estudando Bolsonaro e o bolsonarismo” – compreender para enfrentar e combater.

A palestra tem apoio do Humaniza Brasil, dos partidos PT, PC do B, PSB, Psol, PDT e os mandatos dos 4 deputados do PT e 1 do Psol na Assembleia Legislativa, deputados federais do PT Pedro Uczai e Ana Paula Lima e o vereador Jair Anastácio (PT). Além da ABDJ, APUFSC, Fetrafi, Fecesc, CUT, Sitracom, Sinte, Sintespe, Sindireceita, Seeb e Sindma, que empresta o auditório para o debate desta noite.

 

Direita se movimenta

A chuvarada acabou causando mudanças na agenda do governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL). Depois de anúncios importantes para retomada de obras e na expectativa de emplacar bons números na saúde e o Avanço do Programa Universaidade Gratuita, teve que colocar o tema Defesa Civil como pauta prioritária.

As coisas começam a melhorar, ao menos no Sul, e a agenda política volta a ser implementada. O evento adiado de de Outubro pelo PL em Araranguá já tem nova data para se realizar. Em Araranguá, o encontro organizado pelo PL Mulher, será no feriado da República, dia 15 de Novembro, com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm (PL) e a deputada federal Júlia Zanatta (PL).

O movimento do PL Mulher passa antes pelo Criciúma Clube, dia 10 de Novembro, com a presença da deputada estadual Ana Campagnolo (PL).