Search

Fixação da Barra; eventos de sucesso; obras definitivas; surpresa em Maracajá; movimentação estadual; e mais

BarraJá: vereadores conquistam apoio de deputados do Sul na Alesc

Mais uma etapa da campanha #BarraJá foi concluída nesta terça-feira (30), com a adesão de deputados do Sul Catarinense.

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Luciano Pires (Podemos), e o vereador Samuel Nunes (PSD), estiveram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc para buscar apoio dos deputados Rodrigo Minotto (PDT), José Milton Scheffer (PP), Tiago Zilli (MDB) e Júlio Garcia (PSD).

“Quanto mais lideranças e autoridades políticas apoiarem esta obra, mais perto estamos de conquistá-la. Sabemos que não é uma luta fácil, afinal de contas é uma demanda antiga, mas se não lutarmos será esquecida”, comentou Luciano.

Os vereadores representam movimentos que também estão juntos na causa como   associações de pesca e de surfe, além de membros da sociedade regional.

Outras ações já foram realizadas e a programação da campanha continua. “Vamos dar continuidade à visitação das Câmaras de Vereadores para buscar mais apoios, continuar o contato com as autoridades estaduais e federais”, aponta o vereador Samuca.

 

Sem obras paliativas

A obra da Rua Expedicionário Iracy Luchina, na ligação entre a Câmara de Vereadores de Araranguá e o Centro, e depois ligação da Av, Getúlio Vargas com a Rua Amaro Pereira, na Coloninha, deve ser exemplo a ser seguido. Depois de décadas de paliativo o governo de Araranguá decidiu investir de fato na obra, refazer a tubulação. Enfim, mais uma via que volta a ter tráfego importante porque não foi feito paliativo – asfalto sobre a rua esburacada.

 

Evento foi um sucesso

A primeira dama Dione Cesa, secretária de Assistência Social e Habitação, disse que o primeira Araranguá Moda On superou as melhores expectativas. Agora o município pode ser referência para atrair investimentos no setor, basta acreditar e fazer acontecer. Além de ser polo da educação, pode ser da moda, da inovação tecnológica, e também da saúde.

 

Presença feminina

A advogada Vivian Felisbino, proprietária da Revista Espaço Vip, pode ser a surpresa nas eleições de 2024 em Maracajá. Esposa do ex prefeito e ex vereador Prezalino Ramos Neto, o Preto (PSD), pode vir a ser um dos nomes especulados para a vaga de vice em chapa majoritária ou na busca de uma cadeira na Câmara de Vereadores.

 

São João quebra recordes

O desfile de carros de boi colocou 318 nas ruas de São João do Sul e faz com que o município quebre o recorde nacional. Uma demonstração de que há muita gente no campo ainda, o que garante que o agronegócio ainda é um dos mais fortes na região.  

 

Nova sede da CDL

O presidente Everaldo João está empenhado em anunciar antes do aniversário da Câmara dos Dirigentes Lojistas agora em junho a definição de uma sede própria para entidade. Seria o pontapé para iniciar as obras para atender os lojistas, já que o prédio do centro de Araranguá ficou pequeno para atender todas as demandas da entidade.

 

Afinação da esquerda

O deputado estadual Marquito (Psol) tinha 2 agendas para tarde e noite de sexta-feira (26) em Araranguá quando foi chamado para voltar à capital para reunião com a deputada federal Gleise Hoffmann, presidente do PT nacional. Mudou as agendas para sábado (27) e participou da reunião.

 

Mais Afinação da esquerda

Conforme informou o deputado Marquito (Psol), os 6 deputados do bloco PT (4), PDT (1), Federação Psol/Rede (1) estão se reunindo todas as terças-feiras às 13 horas para debater as pautas que chegam a Assembleia Legislativa. As reuniões também servem de alinhamento das pautas do campo progressista.

Marquito falou à Post TV sobre o governo de Jorginho Mello, que ainda diz não ter identidade própria; do marco temporal; do atrito do governo com as ministras do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) e dos Povos indígenas Sônia Guajajara (Psol).

O deputado também questiona a necessidade da Pec e do PL que tratam da mudança na educação, já que os Artigos 170 e 171 atendiam com bolsas os alunos das universidades comunitárias e particulares.

 

Comunitárias x privadas

Dor de cabeça para Jorginho Mello (PL). O envio do projeto para Assembleia Legislativa é de 80% dos recursos do Programa Universidade “quase” Gratuita alunos da Acafe, dirigida pela reitora Luciane Ceretta, enquanto que 20% são para as particulares, que discordam da proporção. Querem no mínimo 70 x 30.

 

Fica na esquerda

A saída de Bia Vargas do PSB – de Içara, reduz a representatividade do partido no cenário estadual, já que ela foi candidata a vice-governadora. Deverá ir para o PT.

 

Menos alarde

A entrada de Alice Kuerten no governo de Jorginho Mello (PL) teve bem mais alarde do que sua saída.

 

Segurança Escolar

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB) lançou a campanha publicitária de apoio às atividades do COMSEG –  Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar, instituído em decorrência dos severos ataques à instituições de ensino no estado. O Comitê está promovendo audiências públicas para ouvir sugestões da comunidade antes da formatação de um projeto de lei coletivo que vai garantir mais segurança para os estudantes. Já foram realizadas audiências nos municípios de Blumenau e Florianópolis. A campanha foi lançada terça-feira (30) na presidência da Alesc durante mais uma reunião do Comitê.

 

Caravana feminina

A Caravana da inclusão da mulher na política, da Escola do Legislativo da Alesc, estará nesta quarta-feira (31), acontece no Auditório Ítalo Rafael Zaccaron, no Centro Técnico Coopercocal, na Rua Elias Rosso, 659, Boa Vista, Cocal do Sul. As palestras serão ministradas por Fernanda da Silva Lima Ada, pelas ex deputadas Lili Faraco de Luca (MDB) e Marlene Fengler (PSD) e pela ex presidente da Fecam, Sisi Blind.

 

Denúncia de assédio

Comissão de Ética inicia processo contra deputado do PCdoB acusado pela Júlia Zanatta (PL) de cometer violência política. A Câmara dos Deputados ficou de definir o relator da representação do Partido Liberal contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) no caso de suposto assédio envolvendo a deputada catarinense dia 12 de abril. A postura do parlamentar será analisada na Comissão de Ética, responsável por atuar em situações de quebra de decoro parlamentar.

Além do processo no Conselho de Ética, também segue em tramitação uma representação feita à PGE pela Procuradora Raquel Branquinho, coordenadora do grupo contra violência de gênero do Ministério Público Eleitoral, que viu indícios do crime de assédio previsto no art. 326-B do Código Eleitoral.