Search

Movimentação da oposição em Araranguá; paço municipal faz nova proposta aos servidores municipais; e mais de política

OUTSIDERS NA POLÍTICA?

O nome de Mariano Mazzucco Neto (PP) é sempre lembrado pelo Progressistas, mas nomes novos podem aparecer nesta eleição. Apesar de o presidente Márcio Scarsanella, o Tubinho, não confirmar, apuração da coluna dá conta de que o nome do empresário Gerson Sangaletti (ex PSD) está na lista de nomes que o partido poderá receber como filiados.

Além dele, nomes como o de Norberto Rizzoto, o Beto, também entram na lista de pré-candidatos que já tem Daniel Viriato Afonso (ex presidente da Câmara) – que disputou as eleições em 2020 e ficou em segundo lugar; José Hilson Sasso (ex presidente da Câmara) – que foi candidato a vice em 2012; empresário Guilherme May, hoje no Diretório do partido; e os vereadores Jorginho e Tubinho, que – a princípio, não serão mais candidatos a vereador em 2024.

 

DE OLHO NO PL

O Progressistas conta com a questão ideológica para manter o prefeito César Cesar (MDB) próximo ao PT de Lula e distante do PL de Bolsonaro. Além de o prefeito não ter apoiado a reeleição do presidente (MANTEVE A NEUTRALIDADE) e ter sido o coordenador de campanha de Carlos Moisés (Republicanos) na Amesc, ainda tem o PT na base do governo.

O PL tem deliberação de não estar na mesma frente em que estiverem partidos de esquerda. PT e PDT estão nesta condição. Isto pode levar o PL de Andresa Ribeiro a estar na aliança de oposição com o PP. Fala-se até mesmo em importar um prefeito de outro município para disputa, mas isto é uma especulação com pouca chance de se concretizar.

 

A CAMINHO DO CENTRO

O grupo que está formando o União Brasil em Araranguá, por sua vez, não tem vinculação com a questão ideológica e pode fechar aliança tanto com o governo (MDB/PSD), quanto com a oposição (PP). O ex vereador Kila Ghellere é cotado para ser o presidente do novo partido que irá surgir desta articulação.

 

PROPOSTA DE MAIS 1%

Os vereadores da base governista na Câmara de Araranguá estiveram reunidos na quarta-feira (26) com alguns secretários municipais para debater a negociação com os servidores de Araranguá. A data-base já passou e ainda não houve acordo. O governo ofereceu 4% de reposição aos servidores, que pediram 8%.

A nova proposta que será apresentada é de 4% de reposição (com reajuste retroativo); vale alimentação de R$ 400,00; e mais 1% a partir de Agosto.

A observar como irão reagir os servidores a esta nova proposta.

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Santa Catarina tem mais de 30 mil focos do mosquito transmissor da dengue em 224 municípios e 14 mortes. Sombrio registrou focos do mosquito Aedes Aegypti e teve seis casos de dengue clássica, a forma leve da doença, confirmados, mesmo com todas as campanhas realizadas nos últimos anos, em diversos setores da sociedade, em parceria entre as secretarias municipais.

A Prefeitura Municipal de Sombrio, junto à Secretaria de Saúde e demais pastas, realizou na tarde desta quarta-feira (27), uma coletiva de imprensa em conjunto com a Gerência Regional de Saúde do Governo de Santa Catarina, para entregar um plano de contingência sobre a questão.

A região está longe de uma situação de gravidade: 12 dos 15 municípios da Amesc identificaram a presença do Aedes, mas sem motivos de alarme. 

 

SEAGRO-SC NA VITRINE

O SEAGRO-SC recebe homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em comemoração aos seus 40 anos de história de luta pelos direitos dos engenheiros agrônomos e na promoção de mudanças importantes na legislação que regula a profissão. Bem como pelas diversas ações em defesa da agricultura sustentável e dos pequenos produtores rurais, que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Santa Catarina.

A homenagem proposta pelo deputado estadual Zé Milton (PP) é uma forma de reconhecer a importância do trabalho realizado pelo SEAGRO-SC ao longo dessas quatro décadas e de celebrar as conquistas da entidade em prol da categoria dos engenheiros agrônomos.

A cerimônia de homenagem ocorre nesta quinta-feira, 27, às 19h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

 

O QUE TEM POR TRÁS?

De acordo com o DNIT de Brasília a análise do projeto de terraplanagem do lote gaúcho da BR-285/RS depende de uma nova reunião com a projetista da Iguatemi de Florianópolis. Há inconsistências, o que pode exigir novo projeto da parte de terraplanagem. No grupo BR-285: “21 meses para redesenhar um desenho que já existia e já executado parcialmente; não se tem conhecimento de algo semelhante no Brasil”.

 

NOVO COLEGIADO

O Colegiado de Turismo da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) aprovou o novo regimento interno e elegeu a nova diretoria em assembleia de quarta-feira (26). A secretária de Turismo de Balneário Arroio do Silva, Itaionara Recco foi eleita presidente; a diretora de Turismo de Turvo Evelise Menegaro como vice; a diretora de Turismo de Sombrio Rosana Martins como primeira secretária; o secretário de Turismo de Araranguá Emerson Almeida como segundo secretário; e o coordenador de Cultura e Turismo da AMESC Jorge Scandolara Jr. como secretário geral.

 

O QUE FOI NOTÍCIA

  • Diego Pires (PDT) falou à Post TV sobrea Audiência pública na comunidade de Santa Catarina para debater carências da comunidade, como a obra do Acesso Sul, na noite de quinta-feira (27);
  • De acordo com o vereador Márcio Tubinho (PP), em entrevista a Post TV, os vereadores de oposição irão debater em maio o cálculo para pagamentos dos tributos, como o IPTU;
  • Quarta fase da Operação Mensageiro – aquela da propina da empresa de lixo, prende mais 8 prefeitos (1 estava no exterior e não pode ser preso);
  • Andou no Congresso o projeto que busca garantir R$ 7 bilhões para custear a implantação do novo Piso da Enfermagem;
  • O senador de Santa Catarina Jorge Seif assume a vice-liderança do PL no Senado;
  • Os deputados aprovaram na Câmara dos Deputados a urgência do PL das Fake News, que a oposição chama de censura, e que o governo chama de regulação;
  • Artistas foram ao Congresso para pedir apoio aos políticos para mudar a legislação em especial no que diz respeito à regra dos direitos autorais, que em tempos digitais, segue ainda com regras analógicas, e prejudica a carreira dos artistas brasileiros;
  • A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) passou por Araranguá, e se reuniu com o vereador Jair Anastácio (PT);
  • A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 26, a CPI do MST;