Jorginho Mello reforça compromisso com o programa Faculdade Gratuita
O compromisso de lançar o programa da Faculdade Gratuita foi reforçado pelo governador eleito, Jorginho Mello, nesta terça-feira, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Evento ocorreu em Florianópolis, na sede da Facisc.
Ele comentou sobre o projeto de gratuidade do curso superior nas 14 universidades comunitárias, para todos os cursos, e também destacou o projeto de estimular o ensino técnico profissionalizante.
Na ocasião, a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, Luciane Bisognin Ceretta, assumiu a presidência da Acafe no lugar de Aristides Cimadon, reitor da Universidade do Oeste de SC (Unoesc), de Chapecó, que assume como secretário de Estado de Educação em 1º de janeiro.

“No meu governo todo o estudante poderá realizar o sonho do curso superior. Sei o que é passar dificuldades para pagar as mensalidades sendo de família humilde. Todos os alunos deste sistema, a partir do segundo semestre de 2023, serão contemplados”, ressaltou ele.
“Vamos criar critérios justos para que efetivamente as vagas sejam dadas para catarinenses. Uma das exigências será morar em Santa Catarina há mais de cinco anos”, acrescentou o governador eleito.
PSD faz pressão
Para tentar demover o vereador Samuel Nunes, o Samuca (PSD) de votar na chapa em que está inscrito (Unidos por Araranguá), de Luciano Pires (Podemos) para presidência, seu partido lançou candidatura própria, com Paulinho (PSD) e Neno Fontoura (PSD).
O partido notificou Samuca da decisão da reunião da Executiva do dia 2 de Dezembro que pede que ele seja candidato a presidente da chapa “Unidade e Experiência”, com garantia de 8 votos – 3 PSD, 2 MDB, 1 PL, 1 PT 1 Avante. O partido alega que Samuca tem a opção de se retirar da chapa e ser candidato a presidente ou então votar na chapa do governo sob pena se ser processado por “infidelidade partidária”.

O prazo final para inscrição ou mudança de chapas na Câmara encerra nesta quarta-feira (14), às 18 horas. Depois, só a eleição, que acontece dia 16/12, no mesmo horário.
Maturidade
Em Araranguá, PT e PL deixam de lado as divergências nacionais e estão inscritos na mesma chapa para a Câmara de Vereadores. Luiz da Farmácia (PL) como segundo vice-presidente e Jair Anastácio (PT) como 1° secretário.
Lei e Elvio

O cumprimento tranquilo do acordo entre os vereadores no Arroio aconteceu após 2 anos de gestão tranquila de Lei do Mar Azul (União Brasil).
Em 2016, o grupo havia eleito 6 vereadores – 2 PSDB e 4 do PSD. Havia um acordo para que o PSDB ficasse 2 anos 2 o PSD 2 anos. O acordo foi rompido e o PSDB acabou ficando os 4 anos, 2 com Sérgio Policarpo, 2 com Everaldo Caetano.
Em 2020, o PSL – hoje União Brasil, não correu riscos porque elegeu 5 vereadores e garantiu a maioria e os anos no comando da Câmara de Balneário Arroio do Silva.
Passou um filme

Ao usar a tribuna na noite de segunda-feira (12), após a eleição de Elvio Zocche (União Brasil) por unanimidade para a presidência, o vice-prefeito Carlos Scarsanella (Republicanos) lembrou de um momento de sua história. Há 23 anos ele assumia a presidência da Câmara das mãos de Paulo do Marinho (MDB), irmão do presidente Lei do Mar Azul (União Brasil), que agora entrega o cargo a Elvio.
A chapa eleita tem 4 vereadores do União Brasil: Elvio Zoche presidente; Alan da Ambulância vice; Pedrinho Coelho secretário; e Maria Alice Luciano segunda secretária. A posse foi prestigiada pelo prefeito Evandro Scaini (Republicanos), que levou o grupo para o PSL.
Emendas canceladas
Além das dificuldades naturais de final de ano para fechamento das contas, as prefeituras podem sofrer agora com a “falta de pagamento de emendas” de deputados. O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (Republicanos), falou do assunto na tribuna da Câmara.
A coluna apurou que pelo menos 2 emendas de deputados estaduais de R$ 100 mil estão canceladas no Arroio, uma Kennedy Nunes (PTB) e outra de Felipe Estêvão (União Brasil). Um vereador de Laguna chegou a gravar um vídeo com o checão de R$ 100 mil usado para aparecer nas fotos de Estêvão. Lá também “bateu na trave” a emenda.
Expectativa
O ex vereador João do Lindo (ex-PPS e ex-Solidariedade) pode ser indicado para trabalhar no gabinete do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB). Ele trabalhou a dobradinha Lucas Esmeraldino (Republicanos) para federal.
Decisão de Moisés
Alíquota de ICMS, que foi reduzida de 18% para 17% em Santa Catarina, deverá ser mantida. Aquece a economia, mas cria dificuldades iniciais aos cofres municipais.
Diplomação em SC
Dia 19 de Dezembro, no TRE/SC acontece a cerimônia de entrega do diploma aos 59 eleitos nas eleições de 2022. Além do governador Jorgjnho Mello (PL), da vice-governadora Marilisa Bohem (PL) e do senador Jorge Seif (PL), recebem o diploma 16 deputados federais e mais 40 estaduais.
A posse do Poder Executivo acontece dia 1° de Janeiro na Assembleia Legislativa, já a do Legislativo ocorre em 1° de Fevereiro, tanto na Alesc para os deputados estaduais quanto na Câmara Federal para os 16 federais.
Regras quebradas
Se alguém tinha dívidas sobre a maioria de Lula na Câmara dos Deputados, a mudança na Lei das Estatais, que permite que Aloizio Mercadante (PT) assuma o comando do BNDES, é prova de que o Centrão já abandou o atual presidente e já está acordado com o novo. Mesmo sendo um tema que divide opiniões, os deputados correram para aprovar a mudança na Lei das Estatais, que beneficia o ex senador Mercadante, que não precisa esperar a quarentena de 36 meses (dirigentes partidários, políticos…) para assumir estatais. Se o Senado aprovar, abre-se a porta para quarentena ser de apenas 30 dias antes da posse.
Divisão da Fazenda
O ex ministro e ex prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assume o Ministério da Fazenda e anuncia dois técnicos para sua equipe: Gabriel Galípolo e Bernard Appy. A pasta será divida em 3 ministérios: Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento.
Ministra da Cultura
A cantora baiana e ativista cultural Margareth Menezes é a primeira mulher indicada pelo governo Lula (PT) para compor o novo governo.
PSDB e PSDB no comando
Salézio Lima (PSD) foi eleito por unanimidade presidente da Câmara de Criciúma, com vice Márcio Darós (PSDB). A chapa é encabeçada justamente pelos partidos do vice-prefeito Ricardo Fabris (PSD) e do prefeito Clésio Salvaro (PSDB).
Outra vez a Serra da Rocinha
Não surpreende o corte de 8 milhões para as obras da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, já que existe promessa de inauguração desde 2019. Licitada no governo Dilma Rousseff (PT), tocada nos governos Temer (MDB) e Bolsonaro (PL), vai acabar sendo inaugurada mesmo pelo governo de Lula (PT).






