Search

Segue análise das candidaturas do Vale; e a reintegração de servidores aposentados de Araranguá

NOVO QUER SER O NOVO

A candidatura de Bia Borges (Novo), de Araranguá, é uma candidatura de um projeto de médio e longo prazo, o que não significa que não pode ter destaque já nestas eleições. A dobradinha com o deputado estadual Bruno Souza (Novo) é importante, já que ele teve um mandato destacado, foi uma das vozes mais duras contra o atual governador Carlos Moisés. Souza, que é a capital, irá disputar a cadeira do Novo em Brasília com o atual deputado Gilson Marques Vieira, que é de

Rio do Sul.

 

CHANCES REMOTAS

A candidatura de Emerson Rocha (Democracia Cristã), de Araranguá, é uma candidatura de apoio aos nomes mais fortes de Jocimar Santos, presidente do partido, e dos ex deputados Sérgio Godinho e Vânio de Oliveira (de Criciúma). Nomes como de Alexandre Rodrigues Badotti e Thiago Figueiredo Zaboti também aparecem na lista de possíveis destaques.

A Democracia Cristã trabalha para eleger 1 deputado estadual, já que não lançou a federal.

 

SEM MEDALHÕES

O candidato a deputado federal João Cechinel (PTB) é um dos 36 nomes apresentados pelo partido em todo o estado. Chapa sem medalhões, mas também sem o chamado ‘puxador de votos’. Deve trabalhar para fazer uma cadeira na Assembleia Legislativa. A candidatura de Cechinel é para apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) e tentar a eleição de Kennedy Nunes (PTB) como senador.

 

CHAPA ESTÁ FORTE

A candidatura de Glauter Soares (PT), de Sombrio, é uma candidatura de apoio à legenda, já que a chapa do partido a estadual é muito forte. Os 4 deputados buscam a reeleição: Luciane Carminatti, Fabiano da Luz, Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera. Além deles, estão no páreo Dirceu Dresch, Luci Choinacki, Paulo Eccel, Olímpio Tomio e Célio Elias e Celso Zuchi.

O PT deverá ter de 5 a 7 deputados eleitos.

 

FATOR GUSTAVO

Marcelo Amaral Fontoura (PRTB) foi candidato a prefeito de Balneário Gaivota e teve uma votação bastante pequena. Seu trabalho é para tentar ajudar a eleger o presidente do partido, Gustavo Machado (PRTB), que é de Penha.

 

TIME MINOTTO

A candidatura de Miriam Feijó (PDT) tem como propósito preencher a chapa de mulheres já que o PDT da região da Amesc é fechado com a reeleição de Rodrigo Minotto (PDT). Além disso, deve buscar os votos do segmento evangélico.

 

DISPUTA ACIRRADA NO PSD

O PSD é um dos partidos que tem nomes mais fortes em disputa pelas vagas na Câmara Federal. Pelo menos 5 nomes devem trabalhar para buscar 2 a 3 cadeiras de um conjunto de 16.

Além dos deputados Hélio Costa, Darci de Matos e Ricardo Gudi, o partido ainda tem o ex deputado federal Paulinho Bornhausen e os 2 deputados estaduais Marlene Fengler e Ismael dos Santos. O que é provável é que pelo menos 3 deles fiquem na estrada.

 

REINTEGRAÇÃO DE SERVIDORES

Servidores Públicos do Município de Araranguá, foram aposentados compulsoriamente por ter completado 70 anos, porém, conforme preceitua a lei complementar publicada no dia 04/12/2015, sob o número de 152, que estabelece que a aposentadoria compulsória se daria unicamente aos 75 anos de idade.

De acordo com a página do Sindicato da categoria no Facebook “[…] observando o descaso da prefeitura com os devidos servidores, foi ingressado na justiça com mandado de segurança com pedido de liminar, para que esses funcionários fossem reintegrados imediatamente, para seus cargos e pudessem trabalhar até os 75 anos”.

O juiz competente que analisou a questão concedeu liminar pleiteada pelo Sindma e determinou a reintegração imediata deste funcionários. Os servidores aguardam apenas o prazo concedido pela justiça para a reintegração.