Search

Jorginho e Moisés em Araranguá; calos de Moisés; denúncia do contrato; Tiago na Unesc; e mais

JORGINHO ANIMADO COM O BOM MOMENTO DA CAMPANHA

A quarta-feira (28) foi agitada em Araranguá com a presença de 2 potenciais candidatos a estarem no segundo turno das eleições para governador deste domingo (2): Jorginho Mello (PL) à tarde, e Carlos Moisés (Republicanos), ambos no bairro Cidade Alta.

Enquanto Jorginho Mello (PL) reuniu simpatizantes no Center Shopping Araranguá e fez uma coletiva à imprensa regional. Falou de suas propostas em setores como educação, saúde, geração de emprego e renda.

O bom momento vivido pela campanha irradiou entre as lideranças do PL da região, que estavam entusiasmados com o corpo que esta campanha ganhou nesta reta final, em que a “onda 22” começa a catapultar para cima os candidatos do time de Jair Bolsonaro (PL).

O PL marcou presença em Araranguá desde domingo, com a presença de Marilisa Boehm, vice na chapa de Jorginho, e na terça-feira (27), com a vinda de Luciano Hang (dono da Havan) para apresentar seu candidato a senador, Jorge Seif (PL), o chamado 06 de Bolsonaro.

A campanha do presidente decidiu manter a motocarreata marcada para sábado (1º) em Joinville, porque Bolsonaro está com obsessão de eleger o senador de Santa Catarina. Havia quem defendesse que o encerramento da campanha de Bolsonaro deveria encerrar em São Paulo, Minas ou Rio de Janeiro, estados decisivos para a eleição.

 

APAGÃO DE INFORMAÇÃO

O governador chegou a Araranguá no início da noite e foi recebido por um salão paroquial lotado de lideranças regionais, prefeitos de diversos municípios da Amesc e candidatos a deputado federal e estadual. Chegou acompanhado do candidato ao Senado, Celso Maldaner (MDB).

Carlos Moisés (Republicanos) falou da obras e ações executadas por seu governo, e pediu empenho dos prefeitos para fazer chegar até a população da informação do quanto foi realizado em seu governo. Chegou a dizer que as pessoas definem votar pela sua reeleição quando conhecem as realizações de sua gestão.

Logo na entrada, em coletiva à imprensa disse que cumpriu com seu compromisso de campanha de ter mais Brasil e menos Brasília, além de fazer chegar as obras do governo em todos os cantos de Santa Catarina.

Depois de cobrança forte do Republicanos de Criciúma, o governador saiu disparado de Araranguá para participar de ato organizado pelo candidato a deputado Jefferson Monteiro (Republicanos) na capital do carvão.

 

OS CALOS DE MOISÉS

Faltam apenas 5 dias para definição de quem estará no segundo turno. A disputa deverá ficar entre 4 candidatos nesta reta final. Jorginho Mello (PL), Décio Lima (PT), caso a polarização nacional chegue até o Estado; o governador Carlos Moisés (Republicanos), que defende o legado deste mandato e Gean Loureiro (União Brasil), que defende o legado de 2 mandatos a frente da capital do Estado.

Moisés tem dificuldades em Joinville, onde o vice Udo Doehller (MDB) não estava com a bola cheia – e arrumou encrenca ainda com Antídio Lunelli (MDB); na capital, porque Gean e Amin tem sua base lá; e na região de Chapecó, onde o prefeito João Rodrigues (PSD) trabalha para Gean Loureiro (UB).

 

DEBATE QUENTE

O debate que mais chamou a atenção nestas eleições foi o debate da NSC TV, filiada à rede Globo, que aconteceu nesta terça-feira (28), e avançou a quarta-feira (29). Foi o mais ácido até agora com acusações de lado a lado.

Jorge Boeira (PDT) bateu no governador Moisés (respiradores), em Décio (defesa de Lula), Gean (prisão), Ralf (Maria da Penha), Tramontin (não usa fundão porque mantém alto salário de promotor na campanha). Chamou de desfaçatez, e poupou Jorginho e Amin na fala de abertura.

Embate forte entre Moisés e Jorginho, com pedido de ajuda em contrato. Mello disse que processa o governador.

 

FAKENEWS E DENÚNCIAS

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiu na tarde desta quarta-feira (28) pela quebra de registros telefônicos e dos dados de Whatsapp para identificar responsáveis por disseminar vídeo contendo notícias falsas contra o candidato a governador Gean Loureiro (UB). Depois de identificados, os responsáveis poderão responder por ações penais com pena de até 4 anos de prisão e multa de R$ 50 mil. O processo corre em segredo de justiça.

O governador Carlos Moisés (Republicanos) havia denunciado à Polícia Federal fake news contra ele.

O debate da NSC TV também produziu um fato novo. Moisés acusou Jorginho Mello (PL) de ‘ajuda em contrato’ e Esperidião Amin (PP) foi mais esperto. Acionou o MP para Moisés provar que Mello é corrupto ou então que é um caluniador.

 

AFRÂNIO APOIA DÉCIO LIMA

O candidato ao Senado Afrânio Boppré (PSOL/Rede), anunciou nesta quarta-feira (28) seu apoio ao candidato a governador Décio Lima (PT), que, mesmo assim, não estava presente no Comitê de campanha de Afrânio, ao lado da Catedral, em Florianópolis, para receber o apoio. Mesmo assim, o apoio vai ser para Décio e Lula.

“Esse gesto […] faz parte do nosso compromisso, do PSOL, de barrar a ascensão fascista no Brasil […]”, disse Afrânio, candidato da federação PSOL Rede Sustentabilidade.

 

CARREATA DO UNIÃO BRASIL

O Partido União Brasil reuniu em Sombrio, domingo (26), mais de uma centena de carros e realizou uma grande caravana de apoio a Marcio Búrigo – estadual, Ricardo Alba – federal e Gean Loureiro – governador. Na coordenação, o presidente da Câmara de Vereadores Gean Albino e coordenador do União Brasil na AMESC, Téco Silvério.

 

CAMACHO

Além do deputado estadual Felipe Estêvão (União Brasil), quem teve forte atuação na obra de desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna, foi a deputada estadual Paulinha (Podemos), que trabalhar pela reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos). A obra foi orçada em mais de R$ 10 milhões, era um pleito antigo da região, em especial dos municípios de Jaguaruna e Laguna.

 

CORREÇÃO DOS TRIÊNIOS

Outro resultado favorável para o Sindicato dos Trabalhadores No Serviço Públicos Municipal de Araranguá, em favor dos servidores públicos. Decisão da Vara do Trabalho determina que a Administração Pública Municipal pague em 30 dias, sob pena de multa, todos os valores correspondentes aos triênios dos servidores, inclusive os atrasados, alguns desde 2017.

O juiz do trabalho deu ganho de causa ao Sindicato, sob o argumento de que o congelamento imposto pelo Governo Federal não cabia aos servidores de Araranguá.

 

PRÉDIO DESOCUPADO

O Ciretran de Araranguá retoma os testes teóricos para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde esta quarta-feira (28), na sede do SAMAE, na Estação de Tratamento 3, na Rua Prefeito Valter Belinzoni. Desse modo, enquanto não for finalizado o processo de locação da nova sede da CIRETRAN, os testes teóricos, feitos em computadores, continuarão no espaço provisório cedido pelo SAMAE e Prefeitura de Araranguá.

 

NOTAS DE FALECIMENTO

Faleceu José Comin, pai do procurador Fernando Comin (PP) e do ex deputado Valmir Comin (PP). A Satc e o setor carbonífero da região Sul, representado pelo Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), lamentaram a perda do minerador Sebastião Netto Campos, que faleceu na terça-feira (27), em Florianópolis, aos 97 anos. Ele, que nasceu na cidade de Catalão (GO), e se mudou para Criciúma em maio de 1950, quando iniciou sua trajetória ligada ao carvão e à política. Presidiu, por muitos anos a Companhia Brasileira Carbonífera Araranguá (CBCA), uma das principais mineradoras da região Sul.  

 

EM ENCONTRO NA UNESC, TIAGO ZILLI DEFENDE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

O empresário e ex-prefeito de Turvo Tiago Zilli, que concorre a deputado estadual pelo Mdb, foi recebido na última segunda-feira, 26, na Unesc em Criciúma para um bate-papo com a reitora Dra. Luciane Ceretta, diretores, professores e representantes dos estudantes da universidade. Na pauta, o desenvolvimento educacional do Sul, a qualificação profissional e o acesso ao ensino superior.

Tiago reforçou a importância da Unesc, elogiou o papel comunitário que a universidade desenvolve em benefício do acesso ao conhecimento e sua importante contribuição com a população regional por meio de programas e ações voltadas ao desenvolvimento do Sul.

Ele defendeu o acesso facilitado à Universidade e se comprometeu de trabalhar pelo fortalecimento do Uniedu, um programa de bolsas do Estado de Santa Catarina implementado pela Secretaria de Educação. O programa possibilita a inclusão de jovens estudantes no ensino superior ou em cursos de pós-graduação e tem como base os artigos 170 e 171 da Constituição Estadual e as bolsas podem contemplar até 100% dos valores das mensalidades de várias faculdades do estado, entre elas a Unesc.

“Temos um desafio grande a ser vencido que é a qualificação profissional. O desenvolvimento de Santa Catarina passa impreterivelmente pela Educação. Só o conhecimento transforma e abre portas. Quero me colocar à disposição da Unesc e das universidades para defender os programas e ações que permitem aos catarinenses o acesso ao conhecimento” informou Zilli.

A reitora da Unesc citou eventos e ações importantes que tiveram a iniciativa ou a contribuição de Tiago Zilli na época em que foi prefeito de Turvo.

“O Tiago tem uma trajetória de serviços prestados à região e é um defensor da Educação em Santa Catarina. Quando prefeito auxiliou os alunos com transporte escolar até a universidade, fez fóruns e eventos voltados à educação, apoiou a ciência e a pesquisa que se traduziram em benefícios à comunidade, portanto tenho certeza que será um excelente deputado para representar o Sul na Assembleia Legislativa” explicou a reitora.

Durante o encontro, Tiago relembrou sua atuação em benefício da Educação em Turvo, quando modernizou o ensino e levou tecnologia para as escolas do município, oferecendo tablet para os alunos e notebooks para os professores.

Ele construiu uma nova escola infantil ampliando o número de vagas, ofereceu transporte de graça aos alunos que estudam fora do município, ofereceu bolsas de estudo para cursos profissionalizantes e de graduação, valorizou os professores e apoiou pesquisas cientificas voltadas ao agronegócio, principal vocação de Turvo.

Durante a reunião, Tiago ouviu sugestões, debateu ideias e compartilhou propostas.