Search

Hang abraça Seif e Jorginho; análise dos deputados do União e PSD; e mais

HANG ADOTA 06 E PEDE VOTO PARA JORGINHO MELLO

Durante evento do Partido Liberal em Brusque, o empresário Luciano Hang, dono da Havan, que já defendia publicamente a reeleição do presidente Bolsonaro e da candidatura de Jorge Seif ao Senado, declarou voto em Jorginho Mello (PL) para governador do Estado de Santa Catarina. Ele vinha mantendo a postura do presidente, de discrição por ter apoiadores na chapa de Amin, Loureiro e Moisés (em especial no Republicanos).

Durante a CPI da Covid, o senador discutiu com o senador Renan Calheiros (MDB) para defender Hang, que é um dos mais entusiastas do antipetismo. “[…] Único crime que ele cometeu foi de comprar oxigênio para Manaus e ajudar as pessoas. É um homem honrado, um patriota”.

 

MARILISA BOEHM EM ARARANGUÁ

A candidata a vice-governadora de Jorginho Mello (PL), delegada Marilisa Boehm (PL), aterrissa em Araranguá no próximo domingo (25), 16 horas. Estará no Auditório Plinio Linhares, do Center Shopping Araranguá, em encontro é promovido pela coordenação do PL Mulher na região e pela candidata a deputada estadual, Andresa Ribeiro (PL), com a presença da candidata a deputada federal Júlia Zanatta (PL).

Marilisa Boehm, de Joinville, irá falar sobre a proposta de Jorginho Mello (PL) de universidade gratuita a todos.

 

TRAMONTIN NA FIESC

Nem o baixo desempenho nas pesquisas tem inibido o trabalho do promotor de Justiça Odair Tramontin (Novo). Em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o candidato a governador se apresentou ao público como um “vetor do desenvolvimento, do empreendedorismo, de uma economia livre e rica. Disse que é contra a interferência do estado, burocracia e regramento excessivo, que dificulta os investimentos, crescimento e geração de empregos.

Tramontin foi o primeiro a assinar na manhã desta quarta-feira (22), em Florianópolis, a Carta da Indústria com as principais reinvindicações do setor.

 

LOUREIRO NO OESTE

O candidato a governador de Santa Catarina, Gean Loureiro (União Brasil), estará na região do Oeste catarinense nesta sexta-feira (23) para cumprir agenda de compromissos e visitas. Participa de debate promovido pelo Grupo Condá de Comunicação. Depois segue para Concórdia.

 

CRUZA DC COM PL

A candidata a deputada federal Júlia Zanatta (PL) participou de ato de campanha de Emerson Rocha (Democracia Cristã), no Jardim das Avenidas, em Araranguá. Rocha faz dobradinha com Júlia, apoia Jorginho (PL), Seif (PL) e Bolsonaro (PL), enquanto o DC está na chapa de Moisés.

 

COM APOIADORES

O candidato a deputado estadual Volnei Weber (MDB), que busca a reeleição, estará em Araranguá nesta sexta-feira (23), 19 horas, no Restaurante Espetão.

 

DOIS DO MDB

O MDB do Sul aposta em dois deputados para a chapa de federal: Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Ada de Lucca (MDB).

 

TIAGO NO ARROIO

O candidato a deputado estadual Tiago Zilli (MDB) estará no Salão de Eventos do Pinto, em Balneário Arroio do Silva, dia 26, segunda-feira, 19 horas.

 

O CAMINHO DO MÁRCIO

O poderoso União Brasil, que nasceu fusão Democratas-PSL, tem 4 deputados na Assembleia Legislativa. Um deles foi eleito pelo PSL como mais votado em 2018. Ricardo Alba é candidato a deputado federal com apoio de um grupo de lideranças do extremo-sul encabeçado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Sombrio, Gean Albino (União Brasil), e que também apoia o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (União Brasil), que busca uma cadeira no parlamento catarinense.

Outros 3 deputados disputam a reeleição: Felipe Estêvão, de Laguna, ligado ao movimento evangélico, e que foi eleito pelo PSL na onda Bolsonaro; o pastor Jair Miotto de São Lourenço do Oeste – eleito pelo PSC, e que é ligado ao grupo de Narcizo Parisotto da Igreja Quadrangular; e Laércio Schuster, da região de Blumenau, eleito em 2018 pelo PSB, então ligado ao grupo dos Bornhausen. Saiu quando o PSB voltou a se alinhar com a esquerda.

O União Brasil deverá ter 3 a 4 cadeiras na Alesc e estes devem ser os 4 principais nomes na disputa.

 

OS NOMES DO PSD

Além de Júlio Garcia (PSD), quem tem apoiadores na região da Amesc, a ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, que é natural de Timbé do Sul e que trabalhou em Araranguá como secretária de Saúde.

O PSD deverá fazer 3 a 5 cadeiras na Alesc e devem brigar por estas vagas, além de Garcia e Adeliana, outros 5 nomes devem estar na lista dos mais votados do partido: Napoleão Bernardes, Silvio Zancanaro, Mário Motta, Márcio Marcondes Nascimento, e Zé Caramori.

 

ALEX BRASIL

10 anos de lutas e conquistas, escritas em um livro, pelo candidato a estadual pelo PL, chegaram às mãos de lideranças políticas de peso, entre as quais o presidente Jair Bolsonaro.

 

RAIO X DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

A câmara de Saúde do Observatório Social de Criciúma apresentou o relatório dos números da pasta em 2021. Uma das novidades apresentadas no relatório deste ano foi o levantamento da população criciumense com algum tipo de plano de saúde. De acordo com o relatório aproximadamente 100 mil pessoas possuem algum tipo de plano de saúde, o que significa aproximadamente 45% da população. O número de atendimentos per capta em 2021 foi de 24,8 para 45,6 atendimentos. Houve redução no número de internações em 2020 e 2021 em relação a 2019. Criciúma representa 66% dos atendimentos hospitalares da Amrec. 

 

VITÓRIA DA EDUCAÇÃO

STF fixa tese defendida pelo MPSC e obriga Poder Público assegurar creche e pré-escola a todas as crianças. Os ministros do STF foram unânimes em fixar a tese depois de intensos debates. Agora o Estado brasileiro – União, Estados e municípios – é obrigado a assegurar educação básica a todas as crianças e jovens do país. O caso chegou à Suprema Corte após atuação da Promotoria de Justiça da área da infância e juventude de Criciúma.