Search

Moisés próximo do Republicanos; Frente de Esquerda com 6 pré-candidatos em SC; e advogado do governador no TJSC

GOVERNADOR MOISÉS NAMORA O REPUBLICANOS DE SÉRGIO MOTTA

Na tarde desta quarta-feira (2/3), o presidente do Republicanos, deputado estadual Bispo Sérgio Motta, teve reunião com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) para debater a construção de um projeto conjunto com o partido.

A conversa girou em torno da montagem da chapa proporcional, ou seja, na escolha de nomes para concorrer a deputado federal e estadual. Pelo que a coluna apurou as conversas estão bem adiantadas e podem avançar para a ida de Moisés ao partido.

Aliado de primeira hora de Moisés, o coronel Omir Mocellin deixou o PSL e se filiou ao Republicanos.

Quanto à Lucas Esmeraldino, secretário de Articulação Nacional, e que está mapeado para buscar uma cadeira na Câmara Federal, há ainda uma incerteza sobre sua permanência no partido. Ele se filiou ainda em 2020 porque havia o risco de termos nova eleição caso Moisés fosse cassado e ele seria o candidato do governador. 

O fato é que se estão discutindo montagem de chapa, o Republicanos deve mesmo ficar com Moisés, filiado ou não. Neste caso, poderia ser um dos partidos do arco de alianças de apoio à reeleição do governador.

Moisés, ao que parece, parafraseando o deputado estadual Felipe Estêvão (quase PTB), agora começa e entrar de fato no “modo campanha”.

 

LULA EM SANTA CATARINA

O presidente do PT de Santa Catarina, Décio Lima (PT), foi o sétimo presidente de partido a ser ouvido no Programa Voz do Sul, da Post TV.

Ele citou que a Frente Democrática de Esquerda tem pelo menos mais 5 nomes além do seu para liderar uma chapa nas próximas eleições numa aliança que, por hora, tem 8 partidos – PT, PSB, PDT, PC do B, PV, Rede, Psol e Solidariedade. Este é o grupo que deve participar a 9ª rodada da Frente, que acontece em Blumenau.

Os nomes citados para as eleições são de Décio Lima (PT); Fernando Coruja (PDT); Afrânio Bopreé (PSol); Jorge Boeira (quase PSB); Dário Berger (quase PSB); e Gelson Merísio (pode ir ao Solidariedade).

Lima entende que o presidente Lula (PT) está construindo uma aliança ampla e que receber Geraldo Alckmin (ex PSDB e que pode ser vice pelo PSB) e Gelson Merísio (ex PSDB) é uma sinalização, simbologia, de que o país não precisa mais de guerra, que busca a paz.

Para Lima, a federação pode acontecer com PT, PV e PC do B, já que o PSB tem dificuldades no estados.

Por fim, Lima também confirmou que Lula inicia uma caravana pelo país pelo Sul, na segunda quinzena de Março ou início de Abril. 

 

NOVO DESEMBARGADOR

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) nomeou o advogado, Marcos Fey Probst, que o defendeu no episódio dos pedidos de impeachment contra ele, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Fey Probst foi o mais votado em sessão do TJSC. Foi eleito pelo quinto constitucional.