Search

Covid-19: Vacinação de crianças tem baixa procura na região

A vacinação de crianças contra a Covid-19 está registrando uma procura baixíssima na região. Iniciada no fim da semana passada, a imunização começou apenas para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. Porém, devido à baixa adesão, as secretarias de saúde preferiram abrir a vacinação para todo o público desta faixa etária. Mesmo assim, de acordo com o secretário de Saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogério Júnior, a busca tem sido baixa. “Recebemos poucas doses, mas tivemos pouca procura. Abrimos para crianças de 8 a 11 anos, mas também não tivemos busca, deu uma estagnada. Então, abrimos para de 5 a 11 anos”, explica. Mesmo assim, só uma semana após o início da vacinação, nesta quinta-feira, dia 27, é que o primeiro quantitativo, de 70 doses, foi encerrado.
Rogério pontua que há interesse dos pais pela vacina, que querem saber informações sobre a imunização. No entanto, muitos ainda têm medo das reações. “Tem muita desinformação. A maioria está esperando mais crianças se vacinarem pra ver se não dá reação grave”, conclui.
É o que acredita, também, a secretária de Saúde de Meleiro e chefe do Colegiado de Secretários de Saúde de Amesc, Elixsandra Mota. “Nós estamos fazendo o nosso trabalho, correndo atrás e pedimos aos pais e responsáveis que tragam seus filhos para vacinar porque essa nova variante se propaga com maior rapidez. O ano letivo se aproxima e quem não aproveitar agora, poderá sentir falta porque as doses serão aplicadas em outros grupos”, comenta.
A situação também foi registrada em Araranguá, onde o público geral, com e sem comorbidades, era esperado desde segunda-feira, dia 24. Vera Lúcia Oliveira, enfermeira responsável pelo setor de Imunização do município, percebeu nos pais muito receio após a morte de uma criança em São Paulo. “Acho que eles vão vir vacinar, mas estão com medo ainda. Estamos fazendo o possível para mudar isso”, opina.

Números preocupantes

Apesar do avanço da vacinação, os novos casos de Covid-19 continuam aumentando. Nos últimos cinco dias, quatro mortes por causa do vírus foram registradas. Os óbitos ocorreram em Passo de Torres, Sombrio, Arroio do Silva e Turvo, e somaram 691 desde o início da pandemia.
Nesta semana, o número de casos ativos chegou a 3.469 até quarta-feira, dia 25.
Dos 40.501 casos registrados até quarta, 37.341 já estavam recuperados e 10 estavam em recuperação.
Neste dia 27, a região sul tinha 88% dos leitos disponíveis para Covid-19, ocupados. A taxa de ocupação no Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, era de 20%, enquanto que no Hospital Regional de Araranguá era de 88%.