Search

SOS RS: vereadores fazem minuto de silêncio em memória das vítimas

Debates também foram concentrados no abalo que o Sul do País vivencia e a possível migração de gaúchos para o Vale do Araranguá

A primeira sessão de maio, realizada na noite de segunda, 06, na Câmara Municipal serviu para os vereadores araranguaenses prestarem sua solidariedade diante da tragédia do Rio Grande do Sul.

 

Durante o dia, a mesa diretora anunciou a adesão de uma campanha de coleta de donativos que serão destinados às famílias gaúchas, já à noite os debates foram concentrados no abalo que o Sul do País vivencia.

 

Ao iniciar a sessão, o vereador, Douglas Michels, solicitou um minuto de silêncio em memória das vítimas da catástrofe climática nos diversos municípios atingidos no estado vizinho. Normalmente, os vereadores praticam o momento de reflexão ao iniciar os encontros para que homenagens sejam prestadas às pessoas que perdem a vida.

 

Durante a ordem do dia um requerimento do vereador, Luciano Pires, foi aprovado para que a administração municipal e o Samae encaminhem ao Rio Grande do Sul água envasada em copos descartáveis conforme já se distribui em eventos oficiais do município. Já o vereador, Nelson Soares, aprovou uma indicação para que caminhões pipa do Samae sejam disponibilizados para o abastecimento de água nas cidades atingidas pelas cheias.

 

Durante a palavra livre, Nelson, também aproveitou para fazer um alerta às autoridades locais. Segundo o vereador, com a situação em que o estado gaúcho se encontra, muitas pessoas migrarão para Santa Catarina, sobretudo o Extremo Sul do estado.

 

“Temos de pensar como organizar nossa região para receber estas pessoas. Já tem famílias vindo morar em nossa região depois de perderem tudo lá. Temos que nos preparar para recebê-los, para recomeçarem suas vidas com vagas em escolas, serviços públicos, para oferecer saúde”, enfatizou o vereador.

 

A vereadora, Lena Périco, também entrou no debate para alertar sobre as consequências na agricultura. “O Rio Grande do Sul é muito forte na Agricultura, e espero que se recomponha para que este setor não seja fortemente abalado prejudicando toda a população”, concluiu.

 

 

Doações de donativos

Nesta terça, 07, alguns donativos já foram entregues à Câmara Municipal depois de lançada a campanha “SOS RS”. No entanto, a presidência da casa considera que qualquer local de doação pode ser referência aos solidários araranguaenses.

 

“Deixamos a Câmara à disposição para receber donativos por entender a importância desta mobilização, mas quaisquer pontos de coleta das dezenas divulgadas em nosso município são importantes e podem ser utilizados”, esclareceu o presidente, Marcio Tubinho.

 

As doações de cobertores, roupas adulto e infantil, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis e outros mantimentos devem ser feitas entre 13 e 19 horas durante a semana. A campanha não tem prazo de validade e pode se estender enquanto a situação do Rio Grande do Sul não estiver normalizada.