Search

IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços

Santa Catarina apresentou, na passagem de março para abril, variação de -1,1% no volume de serviços, nova queda após a registrada na passagem de fevereiro para março (-3.8%).

Antes desses dois meses, porém, o estado manteve dez meses de resultados positivos. No início da pandemia do novo coronavírus, março e abril de 2020 superaram, juntos, 20% de perdas, mas o volume de serviços catarinense reagiu: de maio a setembro, cresceu entre 3,5% e 6,0%, e de outubro até fevereiro seguiu crescendo, ainda que a taxas menores.

Os indicadores são da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, divulgada nesta sexta, 11.

No acumulado de 12 meses, considerados os dez meses de avanços (maio de 2020 a fevereiro de 2021) e os dois meses recentes de recuos (março e abril de 2021), o saldo é positivo para o setor de serviços catarinense, com 2,3% de crescimento.

No mesmo período, em contraste, o volume de serviços nacional recuou 5,4%.
Outras bases de referência trazidas pela pesquisa são as comparap0es entre abril de 2021 e de 2020 e entre o acumulado de janeiro a abril deste ano com o do mesmo período do ano passado. Na comparação entre abris, Santa Catarina ficou, em 2021, 29,3% acima do que estava em 2020. Neste quesito, foi a quarta Unidade da Federação de melhor resultado. Na comparação entre os acumulados dos quatro primeiros meses do ano, o volume de serviços catarinense ficou, em 2021,
13,7% acima do resultado do ano passado. Foi o segundo melhor resultado nacional.
Vale ressaltar que a base dessas duas comparações envolve abril de 2020, mês que teve a maior queda do volume de serviços registrada ao longo de toda a pandemia.

Turismo catarinense tem, em abril, um dos melhores resultados do país

Enquanto o volume nacional das atividades turísticas variou -0,6% em abril, Santa Catarina apresentou um avanço de 8,3%, o terceiro mais alto entre as 12 UFs em que o indicador é pesquisado, superado apenas pelos avanços paranaense (9,7%) e gaúcho (12,4%).

A comparação entre abril de 2021 e o de 2020 mostra avanço de 80,8% no turismo catarinense, evidenciando a quase interrupção da atividade no começo da pandemia.
No acumulado de janeiro a abril, porém, a atividade turística de 2021 ficou 12,7% abaixo desses quatro mesmos meses em 2020, um período que compreende tanto as quedas abruptas na atividade em março e abril como dois meses não afetados pela pandemia, janeiro e fevereiro.