Search

Estado receberá vacinas Janssen na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que vai encaminhar a Santa Catarina, na próxima semana, uma remessa com 104.400 doses da vacina Janssen. Esta vacina é aplicada em apenas uma dose. A Secretaria de Saúde aguarda a confirmação de data e horário do envio desta nova remessa.

Nesta quinta-feira, 10, as regiões catarinenses receberam uma nova remessa de doses de diferentes laboratórios. Foram 130.500 do laboratório AstraZeneca/Fiocruz que chegaram ao estado na noite de quarta, 9, mais 83.070 Pfizer, que chegaram na última segunda, 7, e 17.800 da Coronavac que estavam reservadas na Rede de Frio para garantir a aplicação da segunda dose. “A chegada dessas remessas e a previsão de outras fizeram com que o Governo do Estado lançasse um calendário factível de vacinação. Estamos empenhados para cumpri-lo e se possível até mesmo antecipar as datas. Continuamos reunindo todos os esforços nesta missão, junto aos municípios”, destaca o governador Carlos Moisés.

Conforme o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, com essas doses será dado prosseguimento à vacinação da população dos grupos prioritários e da população em geral.

Vacinação em massa

O Governo do Estado também anunciou que planeja a vacinação em massa contra a Covid-19 em cidades com altas taxas de incidência, transmissão, letalidade e vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde iniciou conversas técnicas que têm como objetivo acompanhar a celeridade da resposta de imunização. A intenção é seguir exemplos concretos de sucesso, como o da cidade de Serrana, no Estado de São Paulo, onde se reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada. “Vamos aplicar a primeira e segunda doses, fora do cronograma oficial do estado, para que a gente possa fazer pesquisas a respeito do processo de imunização”, explicou Carlos Moisés.

O compromisso é que o calendário vacinal seja cumprido até o dia 23 de outubro e que possibilite que todos os catarinenses tenham imunidade à doença. 

Com a aceleração da vacinação em Santa Catarina, o Governo do Estado pretende, também no segundo semestre deste ano, realizar eventos testes com pessoas que estejam com o esquema vacinal completo.