Search

Cresce número de ocorrências com águas-vivas na região

O 4° Batalhão de Bombeiros Militar divulgou nesta terça-feira, dia 23, mais um boletim parcial com números da Operação Veraneio. Os dados foram registrados entre os dias 15 e 21 de fevereiro, e apontam um aumento no número de ocorrências envolvendo água-vivas. Enquanto que na semana anterior não foram registrados atendimentos, nesta o número chegou a 1.015. A justificativa, segundo o batalhão, é que condições climáticas favoreceram o aparecimento dos animais. 

O número de salvamentos e resgates também subiu, indo de 9 na semana anterior para 21 nesta semana. A quantidade de prevenções a afogamentos foi de 28.102 entre os dias 8 e 14 de fevereiro, para 63.429 nesta semana.

Um afogamento foi registrado em Balneário Gaivota neste mesmo período, porém, o local não era guarnecido pelos guarda-vidas. Desta forma, esta ainda é a 7° temporada sem mortes por afogamento em áreas com a presença dos socorristas.

Verão com menos mortes

A alta temporada da Operação Veraneio no estado, que começou no dia 18 de dezembro de 2020, terminou neste dia 21. Durante o período, houve uma redução de 12,8% no número de afogamentos em comparação com a temporada passada. Trinta e quatro mortes foram registradas. Agora começa o período de pós-temporada, quando os postos de guarda-vidas começam a ser gradativamente desativados.

De acordo com  números do Corpo de Bombeiros, houve um aumento de 11,8% no número de prevenções em relação ao mesmo período da última temporada.

As vítimas de afogamento foram predominantemente do sexo masculino, com média de idade de 33 anos. Das 34 mortes, apenas três vítimas eram mulheres, dezoito das vítimas morreram em água doce e dezesseis no mar. Além disso, cinco dos afogamentos seguidos de morte foram em áreas privativas.

Na alta temporada, cerca de 1.500 guarda-vidas atuaram em 246 postos fixos e 196 cadeirões em todo o litoral catarinense. Foram 2.366 resgates realizados, 121 ocorrências atendidas pelo Arcanjo, 716 crianças perdidas nas praias e 5.292 lesões com água-viva em todo o Estado.