Search

Governo quer propor aumento salarial para militares

O governo de Santa Catarina deve apresentar ainda no primeiro semestre à Assembleia Legislativa de SC (Alesc) uma proposta de reposição salarial para policiais e bombeiros militares. O Executivo espera aprovação do texto ainda em 2021. Em 2019 e 2020, o governo chegou a negociar uma reposição com as categorias, propondo um percentual de 17,5%.

A previsão agora é de que o novo percentual supere esse valor, considerando as reposições inflacionárias relativas ao período 2016-2020, o que daria cerca de 37%. 

A matéria é tratada como fundamental entre os policiais e bombeiros militares, que chegaram a debater diretamente com o governo, no ano passado, pedindo um aumento salarial entre outros direitos que eles alegam estarem atrasados. 

Por lei federal, Santa Catarina não pode conceder aumento para nenhuma categoria até 31 de dezembro de 2021, uma exigência do governo federal para liberação de recursos emergenciais durante a pandemia. O objetivo é aprovar a proposta em 2021, com validade a partir de 1º de janeiro de 2022. Os trabalhadores receberão o aumento escalonado, com frações do percentual total ao longo dos próximos anos.