Search

Evandro Scaini fala ao ‘Nós Informamos, Você Elege’

O último candidato a prefeito de Balneário Arroio do Silva entrevistado do projeto ‘Nós Informamos, Você Elege’ é Evandro Scaini, que nesta sexta-feira, dia 30, falou de seus projetos para a prefeitura ao jornalista Everaldo Silveira. Como os outros candidatos, Scaini começou falando de educação, lamentando a queda no número do Ideb no município, e sugerindo que haja mais valorização do corpo docente. Ele também diz que a estrutura de ensino precisa ser melhorada. “A gente sempre teve cursos de qualificação dos professores, a cada ano era perguntado o que eles queriam. Sempre pensamos trabalhar nisso”, diz. Scaini ainda ressaltou que há falta de manutenção em prédios e automóveis da pasta da educação, e que se for eleito, pretende modernizar o sistema de ensino à distância que está funcionando em virtude da pandemia.

Evandro comentou ainda sobre o ginásio que ruiu no município, dizendo que a primeira coisa a ser feita é conversar com a Caixa Econômica, “dona da obra”. Ele também se eximiu da acusação de que os problemas na obra teriam começado em sua gestão. “Quando eu saí, não tinha problema nenhum. A polícia vai investigar e nosso maior interesse é que o verdadeiro responsável seja encontrado”, cortou.

Sobre cultura, Scaini listou as várias iniciativas fechadas nos últimos quatro anos, como coral municipal, fanfarra e grupo de dança. “Primeiro temos que arrumar a casa, para depois retomar a questão cultural e esportiva”, assegura. Ele também promete a construção de um centro multiuso, local para encontros, palestras e cursos. “Será um local com toda a estrutura para uso da comunidade”, conclui.

Outro tema comentado na entrevista foi saúde, momento em que Scaini prometeu reorganizar o setor, a construção de uma farmácia toda setorizada, concentrando todos os medicamentos. “Não vai ter mais falta de remédio”, atalha. Scaini acrescenta que quer comprar um novo aparelho de ultrassom, além de reequipar a fisioterapia.

No tema de obras, Evandro diz que a bandeira do Acesso Sul foi levantada por ele enquanto prefeito. “Vamos por etapa. Queremos nesse mandato chegar à Praia da Caçamba”, diz. Ele também pontuou sobre a Estrada do Morro dos Conventos, o ‘Gargalo do Verão’ e trechos de asfalto que ele deseja concluir caso se eleja.

Comentando sobre o saneamento de Arroio do Silva, problema que se arrasta já há bastante tempo, Scaini diz que muito já se avançou para resolver o impasse, mas o recurso ainda não veio por causa do tamanho do município. “Para resolver vai R$40 milhões, queriam enviar 2 ou 3 milhões, e com isso não se faz nada”, declara. Ele ainda falou sobre uma concessão para resolver a questão, reforçando que tudo será feito de forma transparente. Já sobre a rede de água, ele promete uma ETA no Maracá e a extensão da rede até praias mais distantes. Por fim, ele falou do Plano Diretor da Praia, para concluir o projeto Orla e melhorar as praias do município. “Nós temos que concluir isso de forma que não prejudique a natureza mas seja o melhor para Arroio do Silva”, conclui.

Questionado sobre turismo, Scaini se diz em dúvida sobre como proceder no futuro próximo por causa da pandemia, mas defende que é preciso uma programação, já que os turistas devem comparecer à cidade. O candidato ainda chamou atenção para uma programação durante o inverno, para atrair visitantes com festivais e eventos. Evandro ainda garantiu que quer trabalhar pelos pescadores, tanto artesanais quanto profissionais.

Emendando com o tema agronegócio, Scaini pontuou que é preciso mais orientação aos produtores sobre os selos de inspeção para, assim, incentivar a produção. O candidato a prefeito também listou novos empreendimentos que pretendem se instalar na cidade. “Estamos com um olho na missa e outro no padre. A gente tem que ir gerando emprego”, conclui. Ele ainda sugere que em áreas definidas pelo Plano Diretor, indústrias sejam instaladas. 

Comentando sobre o Social, Scaini diz que a maior bandeira é a regularização fundiária, para que a população possa utilizar dos benefícios do município além de pagar seus impostos. Para ele, mais de R$1 milhão deixa de ser recolhido por causa da situação irregular de terrenos em Arroio do Silva.

Sobre a vocação do município, ele defende que o turismo é o que trará mais empresas e pessoas para Arroio do Silva, mas a cidade tem mais negócios a oferecer. “Nós temos que trabalhar com uma fatia de cada marcado”, corta. E em suas considerações finais, acrescenta que quer priorizar as pavimentações além de trabalhar muito “pelo Arroio do Silva”.