Search

PP DE JACINTO TEM NOME; A MOVIMENTAÇÃO DE ARARANGUÁ; UTI COM 30 LEITOS; E MAIS

PP DE JACINTO MACHADO APRESENTA PRÉ-CANDIDATURA

A vereadora Maria Terezinha Marcon Zanatta foi anunciada no sábado (25), como pré-candidata a prefeita de Jacinto Machado, de uma lista que ainda tinha os empresários Noeli Zacca e Renato Zanatta.

A escolha de Terezinha é uma resposta à cobrança que estava sendo feita pelos partidos aliados do PP, que são PSD, Podemos, PL e PDT. Tanto PSB e quanto PROS estão em faze de regularização.

Se for confirmado o nome da vereadora como candidata nas convenções ela será a primeira mulher a disputar eleição para Prefeitura na história de Jacinto Machado. Ela é filha de Flávio Marcon, casada com Vanildo Zanatta, e reside na comunidade de Último Rio, entre Ermo e Jacinto Machado.

O nome de Terezinha foi definido na sexta-feira (24), em reunião virtual com o deputado Zé Milton e lideranças da sigla no município.

Professora há mais de 28 anos a pré-candidata foi presidente da APAE, Coordenadora da Pastoral da Criança e da Associação Microbacias Água Branca.

O deputado Zé Milton aposta na carreira vitoriosa de Terezinha, que se elegeu vereadora em 2016, para consolidar seu nome na coligação.

“Considero que Jacinto Machado precise funcionar para todos. Nós, mulheres, temos esse olhar mais amplo e podemos administrar nosso município com cuidado, dinamismo e inteligência, com atenção ao homem do campo e da cidade, com qualidade na Saúde, Educação, Agricultura, em todas as áreas”, finalizou.

 

TIME DO GAIOLA

A coligação do prefeito Gaiola (MDB), que tenta a reeleição e deverá ter o vereador Zezinho Aguiar (PSL) como vice, conta com pelo menos 5 partidos: MDB, PSL, PSDB, Democratas e o Cidadania.

 

30 LEITOS DE UTI

Deu resultado o trabalho conjunto do deputado estadual Zé Milton (PP), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), que é presidida pelo prefeito Ronaldinho (PP) e do secretário de Estado da Saúde, André Motta, foram disponibilizados 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ao Hospital Regional de Araranguá, na tarde desta segunda-feira (27). Com isto, o HRA passará de 20 para 30 leitos.

No início da pandemia, o Governo do Estado fez esta programação para ter 30 leitos de UTI para poder atender pacientes covid-19. Como faltavam 20, foi planejada entrega de 10 e agora mais 10 (10 monitores e 10 respiradores).

 

PROJETO PSL

O suplente de deputado estadual Rodrigo Turatti (PSL) aguarda que o presidente estadual Fábio Schiochet saia do confinamento por causa da covid-19, para tratar da questão de Araranguá. Ela aguarda uma posição do partido para tentar construir até uma chapa majoritária, mas deve ver como o PSL estadual e o próprio Governo do Estado podem apoiar este projeto.

O PSL tem pouco mais de 100 filiados e pode construir uma chapa de vereadores como nomes como o de Adércio José Velter, que já foi diretor do Presidio de Araranguá.

 

PSD DEVE SAIR ESTA SEMANA

O PSD de Araranguá deverá sair do governo em Araranguá até o final de semana. Aliás, deve ser para fechar aliança com o MDB, do pré-candidato César Cesa.

“Devido à pandemia, não vamos conseguir nos reunir presencialmente, como havíamos combinado! Mais, vamos conversar no nosso grupo! Também são só 3 cargos que o PSD tem no governo! Mas, acredito que eles vão concordar em sair no dia 30! Oficialmente, a Executiva do PP não procurou o PSD! Como eles já conversaram com vários partidos, que a gente sabe pela imprensa!”.

 

SEMANA DECISIVA NO PP

Como se não faltassem motivos para Mariano Mazzuco Neto (PP) deixar de concorrer à reeleição, tem mais um fator que deve pesar. A ex primeira-dama de Araranguá, Claudete Bianchi (PRTB), se lançou como pré-candidata a vereadora. E ainda é opção para ser vice na chapa de Ricardo Ghelere (PRTB) caso o partido lance uma chapa pura.

Mazzuco está insistindo com o PP para definir o nome até sexta-feira (31). Em tese, deve mesmo ser Daniel Viriato (PP), que é quem está em campo e conversando com os outros partidos.

O fato de José Hilson Sasso, diretor do Samae, estar de quarentena após ter testado positivo para o covid-19, atrapalha um pouco os planos, já que é o presidente.

 

ASSESSOR DO PDT

O médico Cesar Euzébio, o Dr. Cesinha, foi para o PDT e emplacou a indicação de José Marcelo de Souza, o Marcelinho da Saúde, que deverá ser coordenador de sua campanha.

Está lotado no gabinete de Diego Pires (PDT), mas entrou pelas mão de Daniel Viriato Afonso (PP), o que indica que faz parte de uma pretensa aliança entre os partidos.

 

CENÁRIOS POSSÍVEIS

Em Araranguá, na última reunião, o PT decidiu manter as conversas com o partidos que o procuraram para conversar, que são PP (de Mariano Mazzuco e Daniel Viriato), MDB (de César Cesa) e PSOL (de Rodrigo Lima). Não houve aproximação apenas do PL (de Igor Batista) e PRTB (de Ricardo Ghelere.

Se fechar aliança for de esquerda, poderia ter PDT (de Anísio Premoli), PT (de Ki-suco), PSOL (de Rodrigo Mattos), PSB, e lideranças de PCB e PSTU.

Se caminhar com o PP, a aliança pode ser PP, PDT, PT e Podemos.

No caso de o PT estar com o MDB, que é hoje o mais provável, o grupo poderia ter MDB, PSD, PL (caso não lance Igor a prefeito), Republicanos, Cidadania e PT.

Há ainda a questão do PSDB, que tem falado com diversos partidos e tem conversa adiantada na coligação de Ghelere, PRTB, PSC, Democratas e Avante.

Um dos fatores que deve pesar na composição do PT com o MDB é que este é o caminho para unificar a Coloninha.

Caso Tano Costa (PSD) seja o vice, Jairinho Costa (PSD) deverá estar na coordenação, e a chapa de vereadores pode ter além de Vidrinho (PSD), Ozair Banha da Silva (PT), por exemplo, que é primo de Cida Costa (PT), que é tia de Tano. Ou seja, poderia unir a família Costa em torno de César.