Search

Renovação é a marca da nova Executiva do PTB

O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro de Santa Catarina, Romeu de Oliveira, veio a Araranguá na manhã de sábado (24) com algumas missões. A primeira delas era a de referendar a nova Comissão Executiva de Araranguá.

  

 

PTB estadual empossa Executiva

No encontro, que aconteceu no Hotel Dalmoro, Oliveira empossou no comando do partido Juliandro Coelho Jacques (presidente); Jair Elias, o Menotti (vice-presidente); Paulo Roberto Maciel (secretário) e Eduardo Ronconi (tesoureiro); e como vogais estão Marcos de Matos; Alex Ronconi; e Odair Anastácio.

 

Neste novo momento, sob o comando do presidente Romeu, duas lideranças do partido em Araranguá tem papel destacado em Santa Catarina. O ex-presidente do partido, Sander Luiz dos Santos Pacheco, é o segundo vice-presidente estadual e o empresário Samuel Duarte Nunes, foi empossado agora como presidente estadual da Juventude do PTB (JPTB).

No encontro regional, em Araranguá, havia lideranças locais e dos municípios de Balneário Gaivota, Içara e Sombrio. A reunião serviu para expor os objetivos do partido no curto, médio e longo prazos, bem como para a participação de petebistas não apenas na eleição para cargos públicos, mas fora do período eleitoral.

Para Romeu Oliveira, é preciso que o partido contribua com a sociedade mesmo não ocupando posições nas esferas administrativas ou legislativas. Para tanto, o PTB apresenta aos comandantes municipais sua estratégia de estruturação em Santa Catarina.

“É preciso que nossos guerreiros nos municípios saibam que não estão sós e nós, da estadual, precisamos do oxigênio que eles (municipais) nos passam”, disse Romeu após o encontro.

O ato foi prestigiado ainda pelo presidente do PSL de Araranguá, Rodrigo Turatti, pelo pré-candidato a prefeito Ricardo Ghellere (PSL) e lideranças do partido, empresário Leno Bacha, entre outros.

 

Aproximação das camadas mais pobres

Romeu de Oliveira fez uma explanação sobre o atual momento do PTB no estado e no país, onde é comandado por Roberto Jefferson. “Não fosse a coragem do nosso presidente nacional de denunciar o esquema de corrupção (mensalão), nada teria vindo à tona”, defendeu.

 Roberto Jefferson dá posse a Romeu – PTB SC

Lembrou ainda que o partido está se reorganizando para buscar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa, que era do ex-deputado Narciso Parisotto, que deixou o partido.

De acordo com ele, o partido precisa ter um bom desempenho em 2020, nas eleições para prefeito e vereadores, para busca em 2022 a eleição de um deputado estadual e um federal.

Em seu discurso, o comandante estadual, disse que o partido irá trabalhar em prol do projeto de regularização fundiária, que deixou de ser feita pelo Programa Lar Legal, e que passa a ser encaminhada pelas prefeituras através do REURB. “Vamos falar com o governador do PSL, Carlos Moisés, tentar sensibilizá-lo a ser parceiro. Sei que existe uma grande demanda e que o Programa atende as pessoas de baixa renda”.

Oliveira também salientou que o partido está apoiando o governo do presidente Jair Bolsonaro (PTB).

 

A Comissão Estadual Provisória

O PTB de Santa Catarina foi comandado por Francisco Cardoso de Camargo Filho, o Cochi, de 2012 a 2017. Depois, passou para o ex-deputado Renato Hinig e Cochi passou a vice-presidência.

Em março de 2019, assumiu como presidente o publicitário Romeu de Oliveira, secretário de Habitação de Joinville. A 1ª vice-presidência é de Luciane Aparecida Filipini Stobe; a 2ª vice-presidência (para a região Sul) com Sander Luiz dos Santos Pacheco. Andrea da Silva Sessim é a secretária-geral; Marcelino Carlos Gruber é o 1º secretário; e Josoé Lino Espíndula o tesoureiro-geral. Os membros são João Paulo Menegatti; José Domingos Notargiacomo Rios; e Graciela Nienov; catarinense, que ocupa a presidência nacional do PTB Mulher.

 

Terceira maior votação

Nas eleições de 2016, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi um dos protagonistas das eleições de Araranguá. Isto porque, além de ter lançado candidatos a prefeito e vice em uma chapa pura, também preferiu lançar uma chapa própria, sem coligações, para prefeito de Araranguá.

Naquele pleito eleitoral, o PTB conquistou 8,76% dos votos na chapa majoritária, e ficou em terceiro lugar, a frente do o Partido dos Trabalhadores, que comandava a cidade naquele momento. Carlos Alberto Campos, o Beto Coan, e Luiz José de Souza, o Luiz da Farmácia, receberam 3.291 votos. Os 17 candidatos a vereador e a legenda somaram 1.985 votos, número insuficiente para conquistar uma das 15 cadeiras na Câmara de Vereadores.

De lá para cá o partido mudou, saíram algumas lideranças, como o próprio candidato a prefeito, Beto Coan, que após as eleições mudou-se para os Estados Unidos.

 

Partido aposta na renovação

A saída de lideranças que organizaram o partido e levaram o PTB a disputar as eleições na majoritária em 2016 fez com que a sigla partidária passasse a buscar uma re-oxigenação com a busca de novos líderes para tocar o projeto do partido.

“Vamos fazer uma chapa forte para vereador, com um time expressivos de candidatos em 2020. Não vamos falar em majoritária ainda. Vamos trabalhar, formar nosso time”, disse o presidente Juliandro Jacques.

 Presidente Juliandro, vice-presidente Jair e Samuel presidente da JPTB-SC