A rede estadual de ensino conta oficialmente com 911 novos professores a partir deste ano. Em solenidade, o governador Carlos Moiséis e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, realizaram a posse de 158 docentes, que atuarão na Grande Florianópolis, nesta sexta-feira, 1, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. “Que vocês tenham uma carreira exitosa e nos deem bons frutos da atuação em nossas escolas para que o Estado possa crescer e se desenvolver”, expressou o governador.
O ato foi realizado simultaneamente em todas as 36 Gerências Regionais de Educação e Unidades de Atendimento. Os professores iniciam as atividades segunda-feira, 4, na formação de planejamento do primeiro semestre do ano letivo, programado para o próximo dia 11 de fevereiro.
“Vocês professores são atores fundamentais no processo de aprendizagem. Sua sala de aula é seu espelho para sociedade. Professores, nos ajude a cuidar da sua sala, se todos fizerem todos saem ganhando. Espero que todos se sintam bem nesta, que não é uma profissão, mas uma missão”, reiterou o secretário Uggioni na cerimônia em Florianópolis.
Dos 911 docentes, 158 atuarão nas escolas da Grande Florianópolis, 129 na Regional de Itajaí e Joinville, 120 para o Sul do Estado contemplando as Regionais de Araranguá, Criciúma, Tubarão e Laguna.
Nesta segunda chamada, o objetivo foi reforçar o quadro dos docentes do ensino médio nas disciplinas de artes, língua portuguesa e inglesa, matemática, geografia, história, sociologia, química, filosofia, e educação física.
A primeira, realizada no início de 2018, foram chamados mil profissionais entre professores para o ensino fundamental (1º ao 5º ano) e para o quadro administrativo. O concurso público, realizado em 2017, tem validade por dois anos, sendo prorrogável por mais dois.
Números da Educação
*Com base no ano letivo de 2018
Escolas: 1.073
Alunos: 530 mil
Professores efetivos e temporários: 36.674