Search

Casan lança campanha para estimular uso consciente da água

A Casan lançou, no último dia 27 de dezembro, a Campanha Pingo de Consciência, para estimular a redução do consumo de água. Haverá, ainda, a mudança na cobrança da água que deve ser implementada em fevereiro, extinguindo a tarifa mínima. A autarquia ainda deve divulgar outras medidas para estimular o uso consciente da água.

Segundo o superintendente regional da Casan, Gilberto Benedet, o período de maior consumo de água no ano se estende até o dia 10 de janeiro, neste que tem sido um dos piores períodos de estiagem da última década. “A campanha tenta estimular a economia de água com alguns passos simples que a gente pode ter na nossa residência. 70% da água é consumida no banheiro, então alguns hábitos que a gente mude, torna o consumo mais consciente. O consumidor reduz inclusive sua fatura, aliada à estrutura tarifária da Casan, vai ajudar, já que não vai ter mais um mínimo a se pagar. Em um banho, a gente gasta em média seis litros de água por minuto em uma casa, em um apartamento sobe para 32, devido à pressão”, acrescentou Benedet.

Medidas como esta tendem a amenizar problemas como o que está vivendo a população de Turvo. Um dos rios que abastece o município secou, forçando a Casan a executar uma operação de emergência.

“O rio do Salto havia baixado em um terço a vazão e o Amola Faca tinha zerado. Tivemos ações de emergência para abastecer. Estamos registrando aumento na vazão dos rios, esperamos nos próximos 15 dias que normalize o abastecimento. Até lá, estaremos atuando no abastecimento de emergência, com caminhão pipa e ajuda do Corpo de Bombeiros”, afirmou Benedet.

Nos demais municípios, a situação está normal. “Hoje os reservatórios da região estão praticamente cheios”, conclui Benedet, focando na Barragem do Rio São Bento, que abastece Criciúma.