Search

Moradores de Timbé do Sul participam de reuniões sobre as obras da BR-285/RS/SC

O Dnit realizou em dezembro, em Timbé do Sul, mais uma, a 9ª rodada de reuniões com as comunidades diretamente impactadas pelas obras da BR-285/RS/SC. Abordando temas referentes ao cronograma das obras, processos de desapropriação, uso e ocupação da faixa de domínio e segurança no trânsito, no encontro ainda houve espaço para apresentação do trabalho desenvolvido pela prefeitura no âmbito do Plano Diretor do município. Os encontros ocorreram na Associação de Moradores da Vila Belmiro e no Salão Paroquial da Rocinha, respectivamente.

A equipe da Gestão Ambiental (STE S.A.) ainda ressaltou o cumprimento dos prazos de desocupação da faixa de domínio aos moradores já indenizados, e que a delimitação do espaço mantém a segurança do tráfego. As áreas lindeiras são usadas para possíveis alargamentos e duplicações da rodovia. A manutenção dos acessos existentes está garantida, mas a abertura de novas entradas às propriedades deve ser previamente autorizada pelo Dnit.

Dados relativos ao andamento e cronograma das obras no Lote 2 foram divulgados. O percentual de execução de aproximadamente é de 70% dos serviços contratados, com encaminhamento dado aos apontamentos feitos em reuniões anteriores. Com a Serra da Rocinha liberada ao trânsito de veículos leves entre os dias 19/12/2019 e 05/01/2020, o educador ambiental Cauê Canabarro reforçou o alerta para que a comunidade tenha cuidado ao circular na rodovia.

Por fim, o engenheiro agrimensor José Arilton Demétrio, consultor responsável pela criação do Plano Diretor de Timbé do Sul, apresentou alguns resultados e considerações, e complementou convidando para segunda audiência pública que ocorrerá no dia 17/01/2020, às 19h, na Câmara de Vereadores.