Search

Turvo promove histórica Festa do Colono

Com diferentes eventos ocorrendo no Parque de Exposições, a festa conseguiu reunir tradição, emoção, alegria e tudo o que a colônia tem de melhor

Histórica. Assim ficou definido como foi a 24° edição da Festa do Colono de Turvo. Em uma avaliação no fim da tarde de domingo, com a presença maciça da imprensa, a equipe de organização se disse surpresa com o sucesso da festa. Os números confirmam essa sensação.

Foram 14 mil refeições servidas, além do cálculo de que 120 mil pessoas teriam passado pelo evento. A movimentação econômica feita na feira de agronegócios chegou a R$ 9,5 milhões, e tudo isso, como lembra o coordenador da comissão organizadora, Jair Toreti, em um omento difícil para a economia do país. “Num momento em que teríamos tudo para dar errado, deu tudo certo. estamos em um momento difícil para a agricultura, em um momento difícil para o país, e tivemos o infeliz acidente na véspera da festa. Isso seria para a festa não atingir o que queríamos. Mas trabalhamos desde março até agora, com uma grande equipe e a região inteira veio”, declarou. Jair ainda comentou que já teve expositor que garantiu o estande para a próxima festa, e que a feira não foi apenas para exibir os produtos. “Nós tivemos expositores que disseram que vieram para mostrar e fizeram bons negócios”, completou.

A primeira-dama, Lucy Zilli, também falou aos presentes e enalteceu o trabalho de todos os envolvidos.”Esse sucesso, devemos à grande divulgação da imprensa, à organização, às soberanas que trabalharam muito. Só temos a agradecer”, pontuou.

O prefeito Tiago Zilli avaliou a festa e destacou que ela abrangeu não só a cidade de Turvo. “Desde março a cidade incorporou o espírito da festa e pelos depoimentos que ouvimos, todos estavam com o mesmo objetivo, torcendo para dar certo. Na minha avaliação, a festa trouxe alegria para a região, despertou as famílias, trouxe as pessoas para virem aqui, no Dia dos Pais”, comentou.

Ainda segundo Zilli, a resposta sobre como foi a Festa do Colono estava no rosto de cada expositor e visitante, que deixaram claro o quanto Turvo foi acolhedora durante esta edição. “Queremos agradecer a cada agricultor familiar, cada expositor, os patrocinadores. Passei nos estandes e todos estão alegres, agradecendo. A festa é nossa, é do turvense, é da região”, completou.

No encontro, que foi marcado por muita emoção, os membros da comissão organizadora ainda falaram sobre os bastidores da festa e sobre como ela se tornou importante para a região. “Somos hoje a terceira maior festa do estado, uma feira de agronegócios”, explicou Jair Toreti. No fim da reunião, Toreti foi homenageado com a presença da família, recebendo uma placa que enalteceu seus trabalhos prestados à frente da organização.

Festa mista

Mesmo homenageando os trabalhadores da terra, a Festa do Colono passou  longe de focar apenas neste público. Com eventos esportivos, feiras e Arrancada de Tratores, o evento proporcionou momentos de muita emoção, alegria, diversão em família e atraiu um público recorde para o Parque de Exposições.

A Feira da Agricultura Familiar foi uma das atrações e reuniu muitos dos sabores colonos que Turvo possui. Uma das expositoras, Ester Gabriel Simon, é da comunidade de Turvo Baixo, faz biscoitos caseiros e defende que a festa homenageia o colono trazendo-o para negociar com muita gente e na cidade. “Já temos uma vitrine na feira semanal, e aqui é uma maneira de divulgar. A Festa valoriza o trabalho da colônia, que já foi desvalorizado.Hoje o colono também é empresário rural, é uma oportunidade para virmos mostrar nosso produto, vir para a cidade”, pontua.

Rosa Odete dos Santos Bardini, da comunidade de Livramento,é uma artesã do tecido, e viu na festa uma vitrine para seu hobby, que virou negócio. “Me sinto com orgulho de fazer parte da festa, mostrando meu trabalho. Sou agricultora, mas isso aqui é um extra que ajuda na renda que vem da roça. A exposição de implementos agrícolas, setor que movimenta a maior parte de recursos da festa, também fez sucesso e atraiu investidores.

História e cultura

A parte histórica também foi valorizado na Festa do Colono deste ano. Em um momento que prestigiou as boas lembranças e a cultura musical da região, o ambiente amplo tinha cadeiras, rádio antigo, balcão… Itens que foram trazidos do museu da cidade para o parque de exposição e despertam nostalgia em quem viveu essa época antiga. Danúbia Emerim, que trabalhou na bodega, explica que a atmosfera nostálgica foi construída pelos objetos de decoração e foca em despertar essas boas lembranças e a curiosidade no público. “A ideia era relembrar os tempos antigos, o tempo das bodegas, quando tinha os doces ali expostos, a cachaça, a balança quando se comprava tudo por quilo. Tem todo esse ar mais rústico, com madeira, baleiro, balcão… Tudo relembra o passado da cidade”, ressalta.

Nas paredes do espaço ainda havia quadros com momentos históricos de Turvo, tudo despertando as emoções mais profundas e felizes na comunidade turvense.

Sabor de solidariedade

A praça de alimentação montada no parque de eventos de Turvo reuniu mais que apenas sabores. Diversas entidades como o Rotary e a Apae aproveitaram a festa para angariar fundos com a venda de produtos bem característicos da Festa do Colono. A Apae,por exemplo, vendeu doces e salgados durante o Baile da Melhor Idade e aproveitou para mostrar ao público que está atuante em prol dos 70 alunos atendidos. “Desde o início a Apae sempre teve espaço cedido pela organização, e utilizamos não só para angariar recursos, mas para mostrar que estamos atrás de verba e retribuir a comunidade”, explica Clenir da Glória Crepaldi, diretora da entidade.

Com produtos variados, indo de minipizzas, vinhos, salgados e refeições completas, a praça reuniu durante os momentos à mesa não só bons sabores, mas solidariedade.