Search

Unesc conclui mais uma etapa do Plano de Saneamento Básico de Lages

Técnicos do Iparque realizaram, entre outros procedimentos, composição gravimétrica de resíduos, levantamento de dados das bacias hidrográficas e abastecimento de água na área rural do munícipio de Lages

Juntos na busca pelo fortalecimento da parceria entre a Unesc e o Município de Lages, mais um passo em direção ao desenvolvimento foi dado na última semana. Técnicos do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA), do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, levantaram dados referentes ao serviço de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lages. O serviço de revisão é resultado da assinatura de um contrato entre a universidade e o município.

Nesta etapa do serviço, os profissionais realizaram a composição gravimétrica de resíduos sólidos urbanos em um aterro sanitário do município. Com os dados, os técnicos podem avaliar diferentes alternativas tecnológicas de tratamento dos resíduos, bem como uma taxa percentual de geração do lixo, dividida diversas categorias.

O estudo também abrangeu resíduos recicláveis encaminhados para uma cooperativa de catadores de materiais do município. Ainda durante os trabalhos, os técnicos realizaram a identificação de campo dos cursos da água pertencentes às bacias hidrográficas dos rios Canoas e Pelotas e, também, o levantamento da pedologia do município. Visitas às áreas rurais para descrição dos Sistemas de Abastecimento de Água Coletivo (SAC) e o Sistema de Tratamento de Esgotamento Sanitário Individual.