Search

Cooperação é estimulada através de jogos e brincadeiras

O principal objetivo do treinamento é estimular a cooperação através dos jogos e brincadeiras

Os professores das Escolas de Praia Grande, parceiras da CEPRAG  no Programa Cooperjovem participaram da capacitação “Jogos Cooperativos”, que tem como principal objetivo estimular a cooperação através de jogos e brincadeiras.    

Os Jogos Cooperativos são práticas com uma estrutura alternativa onde os participantes jogam com o outro, e não contra o outro. Joga-se para superar desafios e não para derrotar; joga-se pelo prazer de jogar. São jogos onde o esforço cooperativo é necessário para se atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos. Estes Jogos são estruturados para promover a interação e a participação de todos como solidários ao invés de adversários, e para deixar aflorar a espontaneidade e a alegria de jogar. 

“Os Jogos Cooperativos são atividades de compartilhamento, unir pessoas, jogos que eliminam o medo do fracasso e que reforçam a confiança em si mesmo e nos outros. Neles todos podem ganhar e ninguém precisa perder”, sintetiza o Instrutor do curso Fábio Otuzi Brotto.