Search

CHAPA PURA DO PL COM APOIO DE BOLSONARO; PT E PSB DIVERGEM PELO VICE; PSDB DE GAIVOTA DISSIDENTE; E MAIS

GARUPA DO CAPITÃO: PRESIDENTE FALA QUEM SÃO SEUS CANDIDATOS

O Partido Liberal confirmou na noite desta sexta-feira (05), na Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, Jorginho Mello como o candidato ao cargo de governador de Santa Catarina.

Diferente de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou afastado do então candidato do 17 Carlos Moisés, desta vez gravou vídeo para as convenções e disse que seus candidatos no estado serão Jorginho Mello (PL) a governador e o ex-secretário Nacional da Pesca Jorge Seif (PL) a senador.

“Em Santa Catarina estou fechado com Jorginho Mello para Governo do Estado e Jorge Seif para Senado”, disse Bolsonaro.

Jorginho anunciou o nome da delegada aposentada Marilisa Boehm (PL), 57 anos, como nome do vice para composição. Ela que foi a primeira delegada mulher, que ajudou a fundar a Delegacia da Mulher e a Coordenadoria da Mulher em Joinville, e que foi delegada regional.

A primeira suplência será de Hermes Klann, empresário de Brusque indicado por Luciano Hang (sem partido). Falta apenas o anúncio do segundo suplente, que tem até dia 15 de agosto para registro das chapas completas.

As convenções aconteceram de 20 de Julho, com a definição do Novo, e encerraram dia 5 de Agosto com a definição de PL e PSB.

 

O QUE FOI DITO 

Jorginho mirou no governador Carlos Moisés (Republicanos). Fez críticas à idoneidade do governo, falou de empreendedorismo, inovação e de sustentabilidade. Deve defender as bandeiras do empreendedorismo, educação e melhoramento da saúde do estado.

 

OS NOMES DO SUL

Na convenção do PL Andresa Ribeiro, de Araranguá, foi apresentada pré-candidata a deputada estadual com o número 22789. Entre os o nomes apresentados pela região Sul, estão ainda o deputado Jessé Lopes, de Criciúma, Stener Soratto da Silva Júnior, de Tubarão, e ainda o professor Alex Fabiano Werhle, que é de Florianópolis e leciona em Sombrio.

Os federais pelo Sul são de Criciúma, Daniel Freitas e Julia Zanatta.

 

REELEIÇÃO NA ALESC

Vão à reeleição para Assembleia Legislativa Ana Campagnolo (Itajaí), Jessé Lopes (Criciúma), Ivan Naatz (Blumenau), Sargento Lima (Joinville), Marcius Machado (Lages), Maurício Escudlark (São Miguel do Oeste) e Nilso Berlanda (Rio do Sul).

Além destes, ainda devem disputar as vagas (PL deve buscar de 4 a 8 cadeiras) nomes como Alex Brasil (Florianópolis), Roberto Salum (São José) e Tiago Frigo Bolan (Florianópolis)

 

VAGAS PARA A CÂMARA

Além dos 3 deputados federais que buscam permanecer em Brasília, Daniel Freitas (Criciúma), Caroline de Toni (Chapecó) e Coronel Armando (Joinville); outros nomes reforçam a chapa bolsonarista, como Julia Zanatta (Criciúma), Jorge Goetten (Itajaí),

Ari Ravagnolli (Joinville), o ex deputado Valdir Colatto (Xanxerê) e a atual vice-governador Daniela Reinehr (Maravilha).

 

COMO FICA O QUADRO?

Governador Vice-governador Senador
10 Carlos Moisés (Repub) Udo Doehler (MDB) Celso Maldaner (MDB)
11 Esperidião Amin (PP) Dalírio Beber (PSDB) Kennedy Nunes (PTB)
12 Jorge Boeira (PDT) Dalmo Claro (PDT) Hilda Deola (PDT)
13 Décio Lima (PT) Marcilei Vignatti (PSB), Rodrigo Bornholdt (PSB) ou Bia Vargas (PSB) Dário Berger (PSB)
16 Alex Alano (PSTU) Gabriela Santetti (PSTU) Gilmar Sagado (PSTU)
22 Jorginho Mello (PL) Marilisa Boehm (PL) Jorge Seif (PL)
29 Leandro Brugnano (PCO) Jair Fernandes de Aguiar Ramos (PCO) Caroline Santana (PCO)
30 Odair Tramontin (Novo) Riardo Althoff (Novo) Luiz Barbosa Neto (Novo)
44 Gean Loureiro (União Brasil) Eron Giordani (PSD) Raimundo Colombo (PSD)
90 *Ralf Zimmer (PROS) *decisão está na esfera judicial

 

FRENTE DE ESQUERDA DIVERGENTE

Há uma divergência aberta na indicação do vice na chapa de Décio Lima (PT) a governador. Enquanto a federação PT-PV-PCdoB declara que quer Bia Vargas, de Içara, o PSB indicou em ata que a escolha tem que ser entre Marcilei Vignatti, esposa do presidente do partido, Cláudio Vignatti, e o ex vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Bornholdt.

Além da indicação dos nomes para composição como vice, o PSB definiu em sua convenção que Dário Berger (PSB) será o candidato a senador.

Em seus discursos, tanto Vignatti quanto Dário falaram da importância de eleger Lula presidente.

 

NOS DEMAIS POSTOS

A Federação PT-PV-PCdoB, por sua vez, indicou ainda os nomes do ex ministro José Fristch (PT) como primeiro suplente ao Senado e Guaraci Fagundes, presidente do PV.

Fritsch, que seria candidato a deputado iria ajudar a fortalecer a chapa do PT a federal. A ex senadora Ideli Salvatti (PT), que havia sido convidada antes para ser candidata federal e não aceitou, foi cogitada para ser 2ª suplente ao Senado e não confirmou, pode aceitar a missão na vaga deixada por Fritsch.

 

DOIS NOMES DO SUL

O Sul, que teria 3 nomes do PSB, pode ficar apenas com Fábio Brezola, de Criciúma, a estadual, e Alex Bristot, de Santa Rosa do Sul, a federal. Isto porque, Bia Borges, que foi candidata a vice-prefeita de Içara em 2020, que seria candidata a federal, pode disputar a vaga na chapa majoritária.

 

PRIMEIRA DISSIDÊNCIA

O PSDB de Balneário Gaivota se pronunciou contrário ao apoio do partido e participação na chapa de Esperidião Amin (PP). O partido anuncia apoio a Carlos Moisés (Republicanos).

 

PRIMEIRA DAMA NO ARROIO

O município conta com 16 Clubes ativos, envolvendo mais de 300 mães.

Segunda-feira (08) tem Exposição dos trabalhos dos Clubes de Mães de Balneário Arroio do Silva. Apresentação dos trabalhos será realizada às 14h no salão da igreja – Centro, com a presença da primeira-dama do Estado, Késia Martins.