O programa Post Notícias desta quinta-feira 23/10, apresentou o quadro “Fala Mais” com a especialista Morgana Daniel , que trouxe dicas essenciais sobre o “maior segredo de comunicação para cativar o eleitor”, aplicável a políticos, autoridades e lideranças.
Falar Bonito Não é Suficiente: A Chave é a Conexão
Morgana Daniel iniciou o quadro reforçando que a eloquência (falar bonito) não garante o sucesso na comunicação política. É preciso ir além para cativar o eleitor e, consequentemente, transformar a comunicação em votos e em um melhor serviço à população.
A especialista listou os quatro pontos cruciais que um político deve praticar para ter uma comunicação de excelência:
Estudar sobre a Demanda do Eleitor:
De nada adianta um discurso bem elaborado se não houver pesquisa sobre as necessidades específicas da comunidade, bairro ou grupo de participantes.
A proposta, ideia ou debate deve ser nichada para o público, abordando suas pautas específicas. Estudar o problema garante mais argumentos e assertividade.
Preste Atenção no que o Eleitor Fala:
O orador deve ser um bom ouvinte. A comunicação de excelência é um diálogo.
A sociedade quer ser ouvida. O político precisa prestar atenção e acolher a demanda, não apenas ouvir por formalidade.
Compromisso com a Comunidade:
Uma liderança deve se comprometer em buscar informações e se envolver com as causas da sociedade, representando a população.
Não faz sentido ser eleito e se recusar a debater ou envolver-se em determinadas pautas comunitárias.
Dar o Retorno (Positivo ou Negativo):
Não basta prometer ou se comprometer e sumir. O retorno é fundamental para fortalecer a marca do político.
Morgana destacou que a sinceridade agrega. Mesmo que a demanda não possa ser resolvida, o político deve dar uma devolutiva, explicando os motivos e as próximas ações.
“Não subestime a inteligência do seu eleitor”: dar o retorno mostrado dedicação à causa, independentemente do resultado.
O Maior Segredo: Motivação
Morgana revelou que o segredo por trás da execução bem-sucedida de todos esses pontos é a motivação do político.
Impacto no Discurso: A motivação precisa ser profunda na fala e na postura. Um discurso desmotivado (ou “choramingando”) mostra fraqueza e descompromisso.
Motivação Contagiante: Uma postura motivada é contagiante para aqueles que acreditam não ser políticos e constrangedora para aqueles que se esforçam contra.
Não se Acomode: A motivação deve continuar após a eleição. É uma dedicação contínua que garante uma comunicação clara, objetiva e dinâmica com o eleitorado, fortalecendo a carreira política. Entrevista completa: https://youtube.com/live/6W8I2-q8924?feature=share






