Search

Especialista em comunicação destacou no Post Notícias os principais fatores que travam a oratória e ensinou técnicas práticas para desenvolver segurança diante das câmeras e do público.

O programa Post Notícias desta quinta-feira 02/10, trouxe o quadro Fala Mais com Morgana Daniel, que neste mês celebra seu primeiro mês no ar. A especialista em comunicação abordou um tema de grande relevância no meio político e profissional: a timidez e o medo de falar em público ou diante das câmeras.

Morgana Daniel explicou que a timidez é natural e afeta até mesmo pessoas com grande conhecimento técnico sobre o assunto que precisam apresentar.

As Causas da Timidez na Comunicação
A timidez em se comunicar está frequentemente ligada ao medo de julgamento, que, segundo Morgana, se manifesta em três principais causas. Ela enfatiza que, em muitos casos, o problema não é a insegurança sobre o conteúdo, mas a pressão externa e interna.

As três principais causas que geram o medo de julgamento e, consequentemente, a timidez são:

Traumas: São experiências de vida ou da infância que geram medos. Nesses casos, a recomendação é buscar ajuda profissional (terapia/psicólogo) para lidar com a questão.

Comparação: O ato de se comparar a outras pessoas, especialmente no ambiente digital, gera insegurança e constrangimento, inibindo a comunicação.

Perfeccionismo: A busca incessante pela perfeição (que é inatingível) faz com que a pessoa trave e não se comunique, pois está sempre esperando o momento ideal para agir.

Morgana ressalta que comparação e perfeccionismo são as causas mais comuns que levam pessoas com segurança técnica a se tornarem inseguras e tímidas no momento de falar.

5 Dicas para Perder o Medo de Falar em Público
Para vencer a timidez, Morgana Daniel sugeriu cinco técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia para desenvolver a habilidade de comunicação:

Organize suas Ideias: Planeje e projete a apresentação no papel ou digitalmente. A organização gera segurança. Não há problema em ter anotações (tópicos) para consultar.

Não Deixe para a Última Hora: Prepare-se com antecedência e use o planejamento como recurso para desenvolver também a capacidade de improviso.

Seja Assertivo: Entregue sua mensagem de forma clara, mas lembre-se de respeitar o seu receptor. A assertividade evita falhas na comunicação.

Treine a Apresentação: Treine o roteiro quantas vezes for necessário. O treino também ajuda a desenvolver o improviso e permite que você identifique onde precisa usar seus tópicos anotados.

Exposição Gradual: Comece gravando vídeos curtos, apresente ideias para familiares ou amigos e, aos poucos, vá aumentando a exposição em redes sociais e para o grande público.

5 Exercícios Acessíveis para Vencer a Timidez
A especialista lançou um desafio para a audiência da Post TV, especialmente para os políticos, sugerindo cinco exercícios práticos e acessíveis:

Interprete Textos no Espelho: Pegue artigos, notícias ou matérias (da Post TV, por exemplo) e exercite a leitura e a interpretação em frente ao espelho, ajustando o tom de voz de acordo com a emoção do texto (dramático, alegre, informativo).

Leia Mais: A leitura amplia o vocabulário, melhora a gramática e dá um repertório mais vasto, permitindo que a pessoa fale com mais segurança e se torne mais atraente. É importante atentar-se às pontuações durante a leitura.

Exercícios de Respiração: Antes de uma apresentação, faça respirações profundas (inspirar pelo nariz e soltar pela boca). Isso oxigena o cérebro e tranquiliza o corpo em momentos de estresse.

Masque Chiclete: Para soltar os músculos do rosto, que tendem a ficar rígidos quando estamos nervosos, masque chiclete antes de uma apresentação ou entrevista. Isso relaxa a área e evita que o nervosismo seja denunciado.

Aprenda a Ouvir a Sua Própria Voz: Grave-se ou use o fone (no rádio) para ouvir a sua voz e identificar sua tonalidade. Saber como a sua voz soa ajuda a ajustá-la para que a apresentação seja audível e o tom seja convincente.

Morgana finalizou o quadro reforçando que a timidez e a vergonha de se ver ou ouvir são vencidas com o hábito e a exposição gradual.

Redes Sociais: O público pode conversar e pegar mais dicas com a especialista através do @MorganaDaniel no Instagram.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/w366LLquX60?feature=share