Search

Republicanos ganha força; Paulinha em Araranguá e Gaivota; e mais

Prefeitos Kekinha e Almides se filiam ao Republicanos em grande evento regional no Sul de SC

O Republicanos do Vale do Araranguá realiza neste sábado (27/09), às 10h, no CTG Sul Catarinense, em Balneário Gaivota, um grande Encontro Regional de Filiação. O evento marcará oficialmente a entrada de duas importantes lideranças políticas: o prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos (Kekinha), e o prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Rosberg da Rosa, ambos ex-PSDB.

A programação contará com a presença do deputado federal Jorge Goetten, presidente estadual do Republicanos, do deputado estadual Sérgio Motta, além de lideranças municipais como o ex-vereador de Sombrio Chero Albino, simpatizantes e novas filiações.

Segundo o coordenador regional do partido na Amesc, Marco Antônio Mota (Motinha), o Republicanos já está estruturado em 13 municípios da região, com oito vereadores e cinco secretários municipais, e pretende ampliar sua base para 15 vereadores após as novas filiações. “Vamos registrar novas adesões e consolidar um projeto coletivo voltado para o desenvolvimento de toda a região. Venha conhecer nossas ideias, se filiar e somar forças com um time que acredita em um futuro melhor para todos”, destacou Motinha.

O evento simboliza um fortalecimento político do Republicanos no Sul catarinense, mirando as eleições de 2026. Em nível estadual e nacional, a sigla negocia a adesão de nomes como os deputados Camilo Martins (Podemos), Geovânia de Sá (PSDB) e Ismael dos Santos (PSD). Hoje o Republicanos conta com 47 deputados federais, 4 senadores, 2 governadores e 1 vice-governador.

Motinha também confirmou conversas sobre sua possível candidatura a deputado federal em 2026, em chapa com o deputado Jorge Goetten de Lima, reforçando a estratégia de crescimento do partido na região.

 

PSB catarinense troca de comando e atrai tucanos históricos
O PSB de Santa Catarina vive novo rearranjo. A Executiva Estadual agora é presidida por Nikolas Bottós, ex-integrante das executivas estadual e nacional da Juventude do PSDB e ex-assessor do então senador Paulo Bauer. Bottós repete a trajetória de Geraldo Alckmin ao migrar do ninho tucano para o PSB.

A vice-presidência ficou com Bruno Pacheco; a Secretaria Geral com Leonardo Albuquerque; e a Primeira Secretaria com Aline Munhoz, tendo Leandro Martins como segundo secretário. Na tesouraria, Alessandra Matias assume a primeira pasta e Serli dos Santos, a segunda. Entre os coordenadores regionais, destaque para Celso Rogério de Souza, ex-vereador de Sombrio, fundador do PSDB no município e agora responsável pela articulação no Sul, e Fábio Brezola na coordenação macrorregional Sul, de Passo de Torres a Tubarão.

O ex deputado federal Cláudio Vignatti, que comandou o PSB catarinense por quatro anos, foi tirado pela direção nacional. Em 2024 assumiu o diretório Israel Rocha, ex-candidato a deputado federal (2018) e a vereador em Florianópolis (2020). Antes de Vignatti, o partido já foi presidido em SC por nomes como o ex-deputado estadual Paulo Bornhausen (hoje PSD) e o ex-prefeito de Florianópolis Afrânio Boppré (hoje Psol), evidenciando o vaivém de lideranças no comando socialista.

Com o novo arranjo, o PSB pretende reforçar alianças à esquerda — como em Florianópolis com o PSOL do deputado Marquito — e ampliar espaço para lideranças oriundas do PSDB.

 

Paulinha na região

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha esteve em Araranguá para uma visita de cortesia ao prefeito Cesar Cesa (MDB). Acompanhada de assessores, lideranças locais e empresários, ela tratou de aproximar sua atuação no Legislativo catarinense das demandas do município. No encontro, foram discutidos projetos em andamento no Estado e iniciativas que podem beneficiar diretamente a cidade.

Acompanharam a deputada o assessor Alexandre Hermani, empresário Murialdo Rosa (ex Republicanos, que foi candidato a vereador em 2020, fez votação expressiva, mas ficou na estrada por falta de legenda – e em 2024 não disputou as eleições) e o empresário Renato Stradiotto, que foi por muito tempo representante de Gilmar Knaesel (PSDB) na região.

O mandato de Paulinha havia encaminhado com o ex vereador Cabo Loro a formação do Podemos em Araranguá, mas a formação da Executiva Provisória não saiu do papel.

  

Paulinha leva recursos para Balneário Gaivota
A deputada estadual Paulinha (Podemos) esteve nesta sexta-feira em Balneário Gaivota para encontro com o prefeito Everaldo dos Santos, o vice Jonatã Coelho e lideranças locais. Na pauta, reforço do compromisso com o município e anúncio de verbas: R$ 500 mil para obras de infraestrutura urbana na Rua Ricardo Lacerda e R$ 100 mil para exames laboratoriais e de imagem na saúde.

O encontro contou com dirigentes do Podemos no município, secretários e assessores. A visita reforça a estratégia da deputada de manter presença constante nas bases e se aproximar das demandas locais.

 

Gaivota entrega nova etapa de pavimentação
A Prefeitura de Balneário Gaivota concluiu a primeira etapa da pavimentação da Avenida Emas, no lado Norte do município. Foram 500 metros de duas pistas executadas pela empresa contratada, obra que promete melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida de moradores e visitantes.

Segundo a administração municipal, a equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo acompanhou de perto os trabalhos e já prepara novas intervenções para outras áreas da cidade. O governo local vem apostando em obras de infraestrutura para impulsionar desenvolvimento e atrair investimentos.

 

Itajaí na pauta de Brasília
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, foi a Brasília nesta quarta-feira (24) para participar de audiência pública da Comissão Especial do PL 733/2025, que discute a relação porto-cidade e o futuro da atividade portuária.

No plenário 6 da Câmara, Bastos reforçou a importância histórica e estratégica da federalização do Porto de Itajaí, apresentou números atualizados de movimentação e faturamento e citou pesquisas de opinião que apontam apoio maciço da população à medida. Ele também destacou os impactos socioeconômicos para o município e defendeu que o projeto de lei reflita a função social dos portos, indo além da eficiência logística para incluir emprego, renda, cultura, meio ambiente e qualidade de vida.

Com discurso afinado, o superintendente quer fazer do Porto de Itajaí um modelo nacional de integração porto-cidade com governança federal sólida e participação comunitária.