Ação busca compensar consumo de combustíveis da Operação Estação Verão e reforçar compromisso ambiental da corporação.
Criciúma
O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizou, nesta quinta-feira (18), o plantio de mais de 140 mudas de árvores nativas em diferentes municípios do Sul de Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo compensar o impacto ambiental gerado pelo consumo de combustíveis durante a Operação Estação Verão, que atendeu cinco praias da região: Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.
Durante os mais de quatro meses da operação, foram consumidos 3,6 mil litros de gasolina e 4 mil litros de diesel. Com base em cálculos de emissão de carbono, definiu-se a necessidade de plantar 144 mudas para neutralizar os efeitos ambientais. O plantio foi distribuído em nove cidades com quartéis operacionais: Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Forquilhinha, Araranguá, Sombrio, Turvo e Passo de Torres. As mudas foram doadas pela Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma.
A ação, que chega à terceira edição consecutiva, já se tornou tradição no batalhão e foi realizada em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, destacou a importância da iniciativa:
“Essa ação reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Mais do que compensar as emissões de carbono, o plantio fortalece a biodiversidade e estimula a consciência ambiental na comunidade”.







