Search

Sombrio e Gaivota Saneamento capacitam colaboradores em normas de segurança do trabalho

Treinamento em Normas Regulamentadoras NR-33 e NR-35 reforça a segurança nas atividades em espaços confinados e em altura, garantindo mais proteção e qualidade nos serviços prestados

As concessionárias Sombrio Saneamento e Gaivota Saneamento deram um importante passo no fortalecimento da segurança do trabalho ao concluir, neste mês de setembro, mais uma capacitação de suas equipes. O curso, que envolveu 30 colaboradores, foi focado nas Normas Regulamentadoras NR-33 e NR-35, abordando as melhores práticas e procedimentos de segurança para atividades em espaços confinados e em altura, essenciais para a execução de operações de saneamento.

Com a formação especializada, as equipes de Sombrio e Balneário Gaivota estão ainda mais preparadas para atuar de forma segura e eficiente, o que resulta em um serviço de maior qualidade para as comunidades atendidas. De acordo com a direção das empresas, a capacitação não só reforça a prevenção de acidentes como também assegura a continuidade dos serviços de saneamento, cruciais para o bem-estar das famílias.

“Nosso objetivo é que todos os colaboradores estejam preparados para enfrentar situações de risco com responsabilidade e técnica, assegurando sua própria integridade e a continuidade dos serviços essenciais para a população”, afirmou Gian Scandolara, superintendente das concessionárias.

O treinamento abordou em detalhes a NR-33, voltada para a segurança em espaços confinados, com foco especial nos riscos de elevatórias de esgoto e galerias subterrâneas, locais onde há riscos de gases tóxicos e ventilação limitada. Já a NR-35, que trata do trabalho em altura, foi aplicada no contexto das manutenções de reservatórios e reparos em estruturas elevadas.

Os colaboradores receberam também orientações práticas sobre o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), cinturões de segurança, talabartes, técnicas de âncoras e cordas, sistemas de proteção coletiva, procedimentos de resgate, primeiros socorros, e o papel do vigia durante as atividades em espaços confinados.