Sem Jair Bolsonaro (PL) no jogo – após a condenação pelo STF, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse em Balneário Camboriú nesta noite de quinta-feira (11/9) que irá apoiar o projeto de João Rodrigues a governador de Santa Catarina. Em 2026, será a primeira eleição desde 2018 sem Bolsonaro. É preciso ver qual efeito isto terá no projeto de reeleição de Jorginho Mello (PL). A governadora Raquel Lira (PSD)
O PSD se reúne nestes dias 11 e 12/09 para participar de um evento de filiação que reforça a pré-candidatura de João Rodrigues (PSD) ao governo do estado – ele deve renunciar à Prefeitura de Chapecó ainda este ano. A iniciativa integra uma série de mobilizações do partido em Santa Catarina para consolidar estruturas eleitorais. O encontro reúne lideranças estaduais, deputados federais e prefeitos, mas ainda não se sabe ao certo quais vereadores irão confirmar presença.
O vice prefeito de Araranguá, Tano Costa (PSD), participa do evento, que conta com muitas lideranças como os ex-governadores Leonel Pavan (MDB) e Eduardo Moreira (MDB), e os presidentes da Alesc Júlio Garcia e do União Brasil, Fábio Schiochet.
Zanatta entrega viatura aos Bombeiros
A deputada federal Júlia Zanatta (PL) faz, nesta sexta-feira (13), às 17h30, a entrega oficial de uma camioneta/SUV 4×4 caracterizada para o Canil do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O veículo, adquirido por meio de emenda de bancada indicada pela parlamentar em 2024, custou cerca de R$ 330 mil. A viatura ficará sediada em Araranguá, mas poderá ser utilizada em todo o Estado – ou até fora, como ocorreu no RS no ano passado. Trata-se de um equipamento inédito na região, reforçando a estrutura do CBM para operações com cães de busca e resgate.
Jorginho Mello na inauguração
A assessoria da Unimed, responsável pela organização do evento de inauguração do novo Hospital Conventos, em Araranguá, confirmou que o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará presente na cerimônia na sexta-feira (12). A presença do chefe do Executivo estadual reforça a importância do empreendimento para a área da saúde na região.
Geoparques em pauta no Chile
O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) participa em Temuco, no Chile, da 11ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco. O município chileno, com cerca de 260 mil habitantes — pouco mais que Criciúma — tem origem fortemente ligada à agricultura. Em mapudungun, idioma indígena mapuche, “Temuco” significa “Água da Árvore” (“Temu” = árvore + “Co” = água).
Baixas no governo
Depois da saída do ex-vereador Diego Pires (União Brasil) da Secretaria Adjunta de Agricultura, o governo registrou mais uma baixa nesta semana. O secretário de Turismo e Esportes, Edemilson Machado (MDB), também deixou o cargo. Assim como Pires, o suplente de vereador permaneceu pouco tempo na função.
Republicanos avança na AMESC
O Republicanos marcou para o dia 27 de setembro, às 10h, no CTG Sul Catarinense de Balneário Gaivota, seu grande evento de filiação. Além de vereadores e simpatizantes, os prefeitos Everaldo dos Santos (Kekinha), de Balneário Gaivota, e Almides Roberg Silva da Rosa, de Santa Rosa do Sul, devem assinar ficha no partido. O encontro terá a presença do deputado federal Jorge Goetten e do estadual Sérgio Motta; e há expectativa para a vinda do governador Jorginho Mello (PL).
Do PSDB ao Republicanos
A saída dos prefeitos Kekinha e Almides do PSDB começou a ser articulada em julho, quando ambos participaram de um evento do Republicanos em Florianópolis dia 8 de julho. Lá receberam o convite do presidente nacional Marcos Pereira. De volta às bases, conversaram com lideranças municipais e decidiram ingressar na nova sigla, que hoje compõe a base do governo estadual.
Em nível estadual, o Republicanos integra a base de apoio ao governo Jorginho Mello, que praticamente tirou o partido das mãos do ex-governador Carlos Moisés.
PL em movimento
O vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, articula para o próximo dia 19 um evento do PL no município. A programação, que ocorrerá no bairro Rua Nova, será voltada a filiações e deve contar com a presença de deputados estaduais e federais. Há expectativa de que vereadores também participem, mas os nomes ainda não foram revelados.Flerte contido
O ex-governador Carlos Moisés (sem partido) chegou a ter sua filiação ao Podemos cogitada nos bastidores. No entanto, a recente aproximação do partido com o governador Jorginho Mello (PL) pode colocar freio nessa articulação e dificultar a entrada do ex-governador na legenda.