Search

GAECO e Polícia Militar deflagram Operação Shutdown contra esquema milionário de jogos de azar em SC e RS

Força-tarefa cumpre 13 mandados de prisão e 34 de busca em ação contra organização criminosa acusada de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Na manhã desta quinta-feira (04/09), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar de Santa Catarina deflagraram a Operação Shutdown, contra um grupo criminoso acusado de explorar jogos de azar e praticar crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A investigação, conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, resultou na expedição de 13 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, cumpridos em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Também foram determinados o bloqueio de contas bancárias, sequestro de bens e confisco alargado.

Já nas primeiras horas da operação foram apreendidos mais de US$ 400 mil em espécie, cheques, objetos de valor e três veículos de luxo importados. De acordo com o Ministério Público, o grupo investigado mantinha uma estrutura altamente organizada, utilizando empresas de fachada, “laranjas” e movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada, caracterizando um esquema sofisticado de lavagem de capitais.

Segundo as apurações, os investigados estavam na chamada “terceira fase da lavagem de dinheiro”, conhecida como integração, quando recursos de origem ilícita são incorporados à economia formal. Embora a exploração de jogos de azar seja uma contravenção penal, ela servia de base para um esquema criminoso mais amplo, com alto impacto econômico e social.