Grupo psicoterapêutico do SUS já atendeu mais de 2.300 mulheres e promove inclusão e acolhimento terapêutico
Durante a 42ª sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, realizada nesta quarta-feira, a psicóloga e coordenadora do projeto “Dona de Mim”, Fabiana Pereira, apresentou os resultados e a importância do grupo voltado à saúde mental das mulheres atendidas pelo SUS no município. A participação ocorreu em atendimento ao Requerimento 156/2025, de autoria do vereador Carlos da Funerária, e contou com a presença da secretária municipal de saúde, Daiane Biff.
Fabiana destacou o impacto do documentário “Dona de Mim”, produzido a partir do trabalho desenvolvido em Araranguá. A obra já foi exibida em 55 cidades do Brasil e internacionalmente, sendo premiada no World Creative Day. “Esse é um projeto que mostra a força do SUS em oferecer um serviço humanizado, de qualidade e com resultados concretos para a população”, afirmou.
Criado em 2022, o grupo tem como objetivo democratizar o acesso à saúde mental das mulheres. Antes de sua implantação, havia uma fila de espera com cerca de 700 mulheres para atendimento psicológico. Hoje, todas têm acesso imediato ao acolhimento terapêutico. “Já atendemos mais de 2.300 mulheres em mais de 300 grupos. Os resultados vão desde a redução no uso de medicamentos até a melhora na qualidade de vida, com mulheres mais felizes e conectadas”, relatou a coordenadora.
O projeto realiza encontros semanais em diversas Unidades Básicas de Saúde, com rodas de conversa e escuta qualificada, abordando temas como ansiedade, depressão leve, crises existenciais, autoestima e retorno ao mercado de trabalho. “A maior prerrogativa do SUS é a promoção e a prevenção da saúde. E é isso que estamos fazendo com o Dona de Mim”, reforçou Fabiana.
O projeto segue em expansão, com a recente chegada à comunidade da Sanga da Areia, enquanto a Sanga da Toca está na fila para receber o serviço. O documentário está disponível no YouTube: https://youtu.be/HMBkhYbpUiQ.
Programação dos grupos “Dona de Mim”:
-
Segunda-feira, 13h30 – ESF Polícia Rodoviária (Polícia Rodoviária, Sanga da Toca e Sanga da Areia)
-
Segunda-feira, 15h30 – ESF Mato Alto/Lagoão (Mato Alto, Lagoão, Jardim Cibele, Cidade Alta e Divinéia)
-
Terça-feira, 9h – Academia da Saúde (Jardim das Avenidas, Coloninha, Urussanguinha e Morro dos Conventos)
-
Terça-feira, 13h30 – ESF Vila São José (Vila São José e Centro)
-
Terça-feira, 15h – ESF Sanga da Areia (Sanga da Toca I e II)
-
Terça-feira, 18h – Clínica da Família – Unidade Central (Grupo noturno para mulheres trabalhadoras)
O projeto é gratuito, e as interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para orientação e encaminhamento.






