A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, promoveu na tarde desta sexta-feira (15) um encontro especial no Centro Multiuso em alusão ao Agosto Lilás — campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.
O evento contou com a participação da Tenente-Coronel Naíma Huk Amarante, referência nacional pelo seu trabalho na defesa dos direitos das mulheres. Em sua palestra, a oficial trouxe reflexões e orientações que reforçam a importância da mobilização social e institucional no combate à violência de gênero.
A iniciativa reuniu representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Poder Judiciário, Ministério Público, DPCAMI, OAB Por Elas e Polícia Militar, instituições que integram a Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Araranguá.
O encontro foi marcado por momentos de diálogo, conscientização e fortalecimento das ações intersetoriais, reafirmando o compromisso coletivo com a proteção e valorização da vida das mulheres.
Compuseram a mesa de autoridades:
-
Daiane Biff, secretária de Saúde;
-
Mariluce Rodrigues, secretária de Educação;
-
Michele Vitor, coordenadora do CREAS;
-
Delegada Eliane Chaves, titular da DPCAMI de Araranguá;
-
Marcelo Bertoncini Zanette, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar;
-
Crislaine Silveira, coordenadora do NEPRE e representante da Secretaria Estadual de Educação;
-
Thania Mara Luz, juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Araranguá;
-
Pedro Lucas de Vargas, promotor de Justiça da 6ª Promotoria da Comarca;
-
Kayanna Freitas, presidente da Comissão de Direito da Vítima, representando o projeto OAB Por Elas.