Ação presencial busca garantir transparência e confiabilidade das informações enviadas pelos gestores, avaliando áreas como educação, saúde, meio ambiente e gestão fiscal.
Cinco equipes de auditores fiscais de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) iniciaram, nesta segunda-feira (11), visitas a 41 municípios com o objetivo de verificar os dados informados pelas prefeituras no questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente ao ano passado.
Segundo a diretora de Atividades Especiais (DAE), Michelle De Conto El Achkar, a validação das informações enviadas à fiscalização é fundamental para assegurar transparência, integridade e credibilidade. “Esse cuidado evita equívocos que possam comprometer a tomada de decisões e promove um ambiente mais ético e colaborativo, incentivando boas práticas na gestão pública”, afirmou.
O levantamento abrangeu políticas e atividades nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, defesa civil, meio ambiente e governança em tecnologia da informação. Finalizado em junho, com 100% de participação dos 295 municípios catarinenses, o questionário serve de base para ações fiscalizatórias, decisões governamentais e estudos sobre políticas públicas, além de auxiliar na correção de rumos e no planejamento municipal.
O IEGM é uma metodologia aplicada por todos os Tribunais de Contas do país, sob orientação do Instituto Rui Barbosa, combinando informações de questionários, dados governamentais e prestações de contas para oferecer uma visão ampla do desempenho dos municípios.
Os resultados de edições anteriores, desde 2015, estão disponíveis no portal do TCE/SC, na ferramenta Farol TCE/SC, que pode ser acessada pelo menu “Acesso Rápido” na página inicial.
TCE/SC